Alunos da Rede Municipal de Ensino assistiram, na manhã dessa quinta-feira (26/09), no Teatro Casa da Ribeira, a peça “O presente de Cecília”, que já percorreu oito cidades pelo Brasil e encerra temporada na capital potiguar com apresentação durante dois dias para estudantes das escolas municipais. A apresentação já foi vista por mais de 15 mil crianças e é encenada pelo Grupo Marquise, com apoio da empresa HapVida.,

A proposta da peça teatral é levar cultura e conhecimento para crianças e jovens, principalmente abrindo, para eles, o universo do teatro, ensinando que elas devem descartar corretamente o lixo e reaproveitar resíduos. Mostrar que a cidade e o meio ambiente são de responsabilidade de todos.

"Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade socioambiental nas crianças. Queremos que elas sejam multiplicadoras da mensagem de que é preciso agir hoje para garantir o amanhã, e que entendam seus direitos e responsabilidades nesse processo", ressalta Hugo Nery, presidente da Marquise Ambiental, que faz parte do Grupo Marquise, um dos idealizadores do projeto em conjunto com a empresa House Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

A gestora administrativa da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Rosenilda Cordeiro da Silva, falou da importância de uma atividade com esse propósito. “É sempre gratificante ter uma atividade como essa, pois nossas crianças geralmente não têm tanto acesso ao mundo do teatro. Participar dessa atividade, conhecer um teatro é muito importante para o desenvolvimento delas”.

A aluna Emilly Marya Ferreira da Silva, de 11 anos, E.M. Estudante Emmanuel Bezerra, estava indo ao teatro pela a 2ª vez na vida e comentou da experiência. “É muito legal poder conhecer um lugar novo, ainda mais um teatro. A peça fala da importância de cuidarmos do nosso planeta. Foi muito bacana”.

Os estudantes também participam de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de resíduos e também receberam materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental.

O aluno da Escola Municipal Irmã Arcângela, Nicolas Rodrigo Estevam de Souza, de oito anos, fez uma pequena participação na peça e contou como foi a experiência. “Eu gostei muito de poder participar da peça. Eu acho que é uma coisa muito importante para o nosso futuro. Em casa, eu sempre jogo o lixo no lixo, pois não devemos jogar na rua para não maltratar o meio ambiente”.

Participaram da atividade pela manhã que reuniu 154 estudantes da Rede Municipal de Ensino as seguintes unidades escolares: Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, E.M. Estudante Emmanuel Bezerra, E.M. Irmã Arcângela e a Escola M. Professora Vera Lucia Soares Barros. Ao total das apresentações de hoje, 255 alunos irão prestigiar a peça teatral.