No âmbito da temática Educação para o Trânsito, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), promoveram nesta quinta-feira (26/09), o I Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

 

 

O Festival reuniu estudantes de nove escolas da rede municipal que apresentaram peças teatrais destinadas ao público estudantil na categoria infantil, envolvendo diretamente 135 alunos-atores. O evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre crianças, familiares, professores, gestores, educadores, assessores da SME e agentes da PRF.  

 

 

Para a titular da SME, professora Cristina Diniz, este Festival é o resultado do empenho dos parceiros em contribuir com a sociedade. “Queremos agradecer imensamente, desejando que essa parceria, que reúne todos aqui na conjuntura do Projeto Pelotão da Cidadania Escolar, seja duradora para que mais crianças e adolescentes possam ter oportunidades semelhantes aos desses estudantes que subiram ao palco do Cemure para se expressarem como artistas e como cidadãos conscientes da importância de um trânsito que possa fluir nas ruas, estradas e avenidas com segurança e educação para todos”.

 

 

Na categoria espetáculo, a comissão julgadora elegeu os três primeiros lugares. O grande destaque das apresentações teatrais e a campeã foi a Escola Municipal Santos Reis, com o tema “Um dia comum. Ou seria um dia bem diferente”. Na segunda colocação, ficou a E. M. Profº Carlos Bello Moreno com o espetáculo “Do interior a cidade grande – a responsabilidade no trânsito é constante” e em terceiro lugar com a apresentação “O dia que as placas falaram” ficou a E. M. Profª Emília Ramos.  

 

 

O I Fetran RN 2019 também premiou as categorias texto e direção das peças teatrais.  Os melhores textos foram escolhidos os professores das escolas municipais Emília Ramos e Carlos Bello Moreno e na direção dos espetáculos receberam a premiação as escolas Santos Reis e José Frazão. Além de 18 alunos destaques que foram premiados na categoria melhor ator e atriz, de cada unidade de ensino.    

 

 

A professora de Artes Teatro, Antônia Viviane Delgado, da Escola Municipal Santos Reis, falou que os alunos ficaram desde o início entusiasmados com a oportunidade de poderem atuar. “Eles se empenharam muito durante os ensaios e esse momento é o reconhecimento da dedicação dos nossos estudantes. Ficamos muito felizes com o resultado do Festival”.  

 

 

Eduardo dos Santos Bezerra (10 anos), estudante do 5º ano da E. M. Carlos Bello Moreno, interpretou o personagem Zé Caipira e foi escolhido como aluno destaque na categoria melhor ator. “Aprendi que os motoristas devem respeitar os pedestres no trânsito e que as pessoas precisam ser bons motoristas. Temos que nos unir para respeitar as pessoas e sempre respeitando as leis de trânsito”.      

 

 

Durante a solenidade, o inspetor Djairlon Henrique Moura, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, ressaltou que o Fetran constitui uma iniciativa da PRF que visa, através das artes cênicas, propiciar o conhecimento das normas e leis que regem o trânsito brasileiro. “É uma reflexão sobre o comportamento das pessoas no trânsito, aos alunos, pais, professores e funcionários das escolas, auxiliando na formação de cidadãos conscientes e, na redução dos índices de acidentes”.  

 

 

“É uma alegria presenciar o Festival, o qual permite o envolvimento das artes e da educação para o trânsito de uma forma lúdica. Parabenizo as equipes envolvidas na organização, em especial a Fetronor e a PRF pela parceria com a Prefeitura Municipal de Natal, através da SME, por contribuir conosco na sensibilização e capacitação dos alunos na promoção de ações educativas. Todos os alunos estão de parabéns pelas brilhantes apresentações”, declarou o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Francisco Erivaldo.       

 

 

A diretora do Departamento de Atenção ao Educando (DAE/SME), Edna Galvão, afirma que o Projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, objetiva sensibilizar e capacitar estudantes da rede de ensino municipal para o desenvolvimento de ações educativas e preventivas enquanto agentes multiplicadores na área de meio ambiente, saúde, educação, cidadania e protagonismo juvenil junto à comunidade escolar e seu convívio.