No intuito de qualificar os profissionais da saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por intermédio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou, essa semana, mais uma capacitação para Atendimento Pré-Hospitalar (APH).  

 

 

Com duração de três dias, o evento ocorreu no próprio Samu Natal, tendo como principal objetivo a atualização e o treinamento de técnicas de imobilização às vítimas de trauma, assim como outros temas atrelados à área clínica.   

 

 

De forma gratuita, foram oferecidos cursos básicos e avançados de diversas modalidades com treinamentos práticos. Como, por exemplo, a imobilização com colar cervical, diferentes traumas, parada cardiorrespiratória, avaliação de ritmo cardíaco, obstrução de via aérea, rolamento em prancha, imobilização de membros e pelve, retirada de capacete e reanimação. “O NEP organiza esse treinamento todo mês. No mercado, esses cursos são caros, mas aqui, o aluno tem acesso na íntegra e de forma gratuita”, garante a instrutora e enfermeira Amanda Araújo. 

 

 

Assim, ainda de acordo com a enfermeira, é de extrema importância que o profissional da área procure adquirir e aprimorar novos conhecimentos para usá-los no campo de atuação em prol da população. “A capacitação é a chave para o nivelamento das nossas equipes. É um instrumento para o aperfeiçoamento profissional. A partir disso, o paciente será menos suscetível ao erro médico. Com um atendimento mais seguro, qualificado, rápido e oportuno. Portanto, para o paciente é excelente contar com profissionais atualizados, preparados e bem treinados”, destaca Amanda.   

 

 

No total, foram capacitados 45 profissionais de diferentes setores — acadêmicos, enfermeiros, socorristas, condutores e médicos. Sendo que a maioria desses atua profissionalmente em Natal e também nos outros municípios.  

 

 

Enfermeira na Unidade Mista de Éloi de Souza, município do agreste potiguar, Ana Regina viajou quase 75 quilômetros para participar da capacitação. Ela destaca a relevância dos ensinamentos no sentindo de atendimento e segurança para o paciente. “A capacitação é importante, porque mesmo sendo profissional da saúde, a gente se depara com várias situações. Dessa forma, a partir da capacitação, a gente fica mais preparado e seguro para ajudar o paciente em qualquer fator de risco”, avalia a jovem.   
 

 

O NEP é responsável por conectar a educação e o trabalho para o desenvolvimento de um melhor serviço. Com isso, durante todo ano, cursos do núcleo são ofertados e anunciados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).