A Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Coqueiros realizou, esta semana, a oficina de shantala para os bebês e seus responsáveis. 

  

 

O projeto é desenvolvido pela equipe da USF e tem como objetivo incluir o C e D (crescimento e desenvolvimento), por meio das Práticas Integrativas Complementares (PICs), na rotina de atendimentos de puericultura (área que acompanha o desenvolvimento infantil). 

 

  

Há cerca de dois meses, a equipe proporciona para os bebês da área uma oficina de shantala na consulta dos três meses de idade. Na ocasião é ensinado a massagem para o responsável que executa os movimentos no bebê e ao final é entregue uma apostila elaborada pela equipe contendo o passo a passo para que a massagem possa ser repetida em casa. A oficina acontece uma vez por mês, sempre na última quarta-feira do mês. 

 

  

De acordo com a chefe do Núcleo de Atenção Básica do Distrito Sanitário Norte II, Lucélia Herculano dos Santos, a shantala é uma massagem indiana divulgada na década de 70 pelo médico ginecologista e obstetra francês Dr. Frédérick Leboyer.  

 

  

Além de uma técnica de massagem infantil, a shantala é uma forma de comunicação que transmite amor pelo toque sutil das mãos. “Ela proporciona relaxamento, bem-estar e amplia o contato com o bebê. Tendo em vista os benefícios inquestionáveis da massagem e a importância da ampliação do olhar terapêutico para além do modelo biomédico tradicional”, destacou Lucélia.  

 

  

A shantala promove toques, que abrangem todo o corpo do bebê, trabalhando as regiões do peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto.