“A escola receber um evento como este, é de grande importância. É ver melhorias sendo realizadas, que serão significativas para a nossa escola e, principalmente, para mais de 766 crianças que são atendidas todos os dias. O Participa Natal casa direitinho com um Projeto da nossa escola, intitulado como ‘Escola de Valor: quem disso usa, disso cuida’. Acreditamos, sim, que o Participa Natal trará bastante benefícios à comunidade e fará a diferença na vida de cada pessoa.” É com esse entusiasmo que o professor Mestre Janieri Silva fala da realização da Ação Participa Natal nos Bairros, projeto da Prefeitura do Natal, que neste sábado, 28, acontecerá no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, das 8h30 às 12h30.

Janieri é o Gestor Administrativo da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro (Rua Noel Costa, 1232), onde a ação se desenvolverá e que vem passando por obras de manutenção e recuperação. A unidade recebeu pintura externa e interna, revisão e pintura de esquadrias, revisão e pintura de grades e portões, revisão da cobertura, caiação do muro, revisão hidráulica, manutenção da quadra desportiva, revisão sanitária e substituição de louças, revisão elétrica e substituição de todas as lâmpadas comuns por lâmpadas de Led.

Para o secretário municipal de Planejamento, Alexsandro Ferreira, a ação Participa Natal nos Bairros, além de levar aos bairros diversos serviços de interesse da população local, “deixa um importante legado na área da educação, que é a realização de obras na escola que serve de abrigo ao evento, tais como pintura externa, revitalização de espaços esportivos e de lazer, revisão do sistema sanitário e elétrico, obras de jardinagem e poda de árvores, entre outras. A Secretaria Municipal de Educação é grande parceira da Sempla no projeto”.

A Secretaria de Planejamento é quem coordena a Ação Participa Natal nos Bairros com o apoio do Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo. O projeto, que na sua realização tem sempre a presença do prefeito Álvaro Dias, consiste em levar aos bairros secretarias, órgãos municipais, empresas e instituições parceiras para, em um único dia, realizar vários serviços e atendimentos às demandas previamente apontadas pela população.

O Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, que fica na Região Administrava Norte, será o quarto visitado pelo projeto. Já foram beneficiados o Planalto, Lagoa Azul e Bom Pastor, totalizando mais de 12 mil atendimentos. Além de todas as secretarias e órgãos vinculados a prefeitura, participam dessa quarta edição o SESC, SENAC, Instituto Mix, COSERN, Farmácias Santa Fé, Força Aérea Brasileira, UNI-RN e Conselho Tutelar da Região Norte.

A população de Nossa Senhora da Apresentação será beneficiada com atendimento médico, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, emissão de Cartão do SUS, escovódromo com aplicação de flúor, dia D da vacinação antirrábica para cães e gatos, agendamento de RG, emissão de foto 3x4, plastificação de documentos, cadastro único, tributo a criança, emissão de cartão do idoso e de estacionamento, informações sobre o programa minha casa minha vida, atendimento jurídico, troca de lâmpadas, corte de cabelo, design de sobrancelha, orientação e distribuição de mudas, recreação para crianças, apresentações artísticas, entre outras ações.