O Conselho Municipal de Assistência Social de Natal – CMAS - agendou a realização da 99ª Reunião Extraordinária para a próxima quarta-feira (16/10) às 8h30, na sede da Casa dos Conselhos, na rua Trairi 784, no bairro de Petrópolis. Em pauta, a discussão para aprovação do Plano Municipal de Assistência Social – PMAS 2018 – 2021.

O Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social na perspectiva do SUAS – Sistema Único de Assistência Social do País.

“Esse plano foi construído após um intenso debate, não apenas dentro do âmbito do Conselho, mas de todos aqueles que fazem parte da política de assistência social no Município de Natal. Destacamos as entidades e, principalmente, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, que vem dando total apoio ao desenvolvimento, aparelhamento e à construção dessa política na capital potiguar”, explicou o secretário adjunto administrativo da Semtas, Helder Fernandes.

De acordo com informações da Secretaria, os debates em torno do Plano começaram no final de 2018 e contaram com a participação de toda a entidade. Foi instituída uma comissão com representantes de assessores técnicos, trabalhadores, vigilância social e conselho, ou seja, todas as entidades com assento no próprio órgão consultivo.

"É uma construção democrática. A proposta passou por nossas assessorias técnica e jurídica, passou pelos Cras – Centro de Referência em Assistência Social - para que todos pudessem contribuir para que a gente chegasse ao documento final. Nesse documento, aproveitamos ainda discussões que foram feitas na Conferência Municipal de Assistência Social, além de sugestões do próprio Conselho”, concluiu Fernandes.