A Escola Municipal 4º Centenário participou na tarde desta quinta-feira (10) do projeto de extensão “Ciências na Prática”, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A turma do 8º B composta por 36 alunos, divididos em duas turmas, participaram de experiências práticas nos laboratórios de Biologia, Química e Bioquímica, além de terem uma aula de Numismática.

No laboratório de Bioquímica, os alunos receberam orientações teóricas e realizaram experiências básicas com álcool etílico, ácido sulfúrico e permanganato de potássio orientadas pelos monitores.  Já no laboratório de Química, descobriram como se fabricavam diversos tipos de moedas e cédulas de dinheiro de várias nações, numa aula que reuniu ainda temas de Geografia e História através da Numismática. A aula especial contou a origem do dinheiro no mundo e houve a apreciação de uma coleção de diferentes moedas antigas do Brasil, Alemanha, Inglaterra, Portugal e outros países.

No laboratório de Biologia, tiveram noção de equipamentos específicos como tubos de ensaio, pipetas e microscópios, aprenderam sobre bactérias, vírus e como funciona a citologia, que é o estudo das células. No encerramento da aula prática, realizaram uma observação detalhada da célula vegetal com a manipulação de uma alga marinha nos microscópios.

A professora de Inglês da E. M. 4º Centenário, Ana Paula, contou que a estratégia de encaminhar uma turma de oitavo ano, serviu para que os alunos sejam estimulados nos estudos e se prepararem bem para poder fazer o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) ou exame de seleção, que é o sonho de todo aluno da escola pública. “Essa experiência é ótima para os alunos. É uma aula diferente, com a oportunidade de realizar várias experiências”, observou.

O aluno Natan Ferreira de Souza, do 8º ano “B”, passou pelo laboratório de Bioquímica e relatou que é uma experiência muito boa para aprendizagem de cada aluno da sua turma e que vai auxiliar muito no futuro. “Eu ia fazer outro curso, mas já estou repensando e decidi fazer biologia ou química. Tenho um sonho de ingressar no IFRN, porque aqui é uma escola muito boa, disse Natan Ferreira. Já a estudante Ana Tainá Souza Cordeiro da Silva, da mesma turma, observou alguns experimentos. “Achei fantástica essa experiência de ver células da planta através do microscópio, é muito lindo, é maravilhoso. Acho que vou me interessar por essa área”, afirmou Ana Tainá.

O projeto de extensão “Ciências na Prática”, foi criado em 2015 pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que garante oportunidade aos alunos da rede municipal de educação, conhecerem as três grandes áreas da ciência, como Física, Química e Biologia e fazerem suas escolhas nestas áreas profissionalizantes para ingressarem na instituição.