Incentivar as crianças a cuidar do ambiente onde vivem e formar futuros cidadãos conscientes. Pensando nisso, a Escola Municipal Irmã Arcângela recebeu na manhã dessa terça-feira (22/10), o projeto Semana Lixo Zero, que acontece simultaneamente em 90 cidades brasileiras. O projeto tem o total apoio da Prefeitura do Natal, que tem a intenção de tornar a capital potiguar mais limpa e sustentável.

O projeto pretende conscientizar a população em geral sobre a redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos. Foi realizado, no evento, um teatro de mamulengos, abordando a temática lixo e reciclagem, com a peça de teatro denominada de "Lugar de Lixo é no Lixo”.

A apresentação teatral é de responsabilidade do Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que também vai se apresentar nas seguintes unidades de ensino: E. M. Santos Reis, E. M. Professor Zuza. A apresentação na Escola Municipal Ferreira Itajubá aconteceu nesta segunda-feira (21/10).

O gestor administrativo, Asclepíades Fernandes de Souza Campos, falou sobre a ação. “Nós sempre estamos abertos a qualquer projeto que venha agregar a construção do caráter das nossas crianças. É muito importante que o tema lixo seja abordado dessa forma, já que completa o nosso trabalho, que é feito dentro da sala de aula.”

Irandir Vinícius Alves dos Santos, aluno do 4° ano do Ensino Fundamental comentou. “Eu aprendi que lugar de lixo é no lixo e que não pode jogar lixo na rua, para não entupir os bueiros. Foi um dia diferente aqui na escola e eu gostei muito.”

A professora de Língua Portuguesa, Nerielma Freitas de Souza, destacou a iniciativa. “É maravilhoso receber esse tipo de projeto. Além de necessário, embora a gente já faça esse trabalho em sala de aula, esse projeto conscientiza os alunos de forma lúdica, o que facilita a absorção do conhecimento.”