O prefeito Álvaro Dias e a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, entregaram no sábado (26), novos equipamentos para o projeto de segurança preventiva operado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), o Agente Mirim Ambiental (Amana). O material foi entregue as crianças atendidas pelo projeto durante a realização da 5ª Edição do Participa Natal, que ocorreu na Escola Municipal Maria Cristina Osório, no bairro de Felipe Camarão.

Na oportunidade, foram entregues notebooks, projetores multimídia, bolas para práticas esportivas, flautas destinadas a orquestra dos agentes mirins ambientais, apitos para arbitragem, e outros. Os recursos investidos fazem parte de um processo de seleção realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente (Comdica) e são provenientes do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

A secretária Sheila Freitas, explicou que o Amana atende crianças em situação de risco social unindo ações de cidadania, esporte e meio ambiente, sendo aprovado na categoria Entidades Governamentais. “O concurso teve o objetivo de selecionar ações inovadoras de cunho social que utilizem medidas de atenção e proteção aos direitos da criança e do adolescente, e nessa situação o Amana cumpre com esses requisitos de contribuir na formação do cidadão”, comentou.

Os pequenos agentes mirins ambientais de Natal também contribuíram com as ações desenvolvidas duranta a 5ª Edição do Participa Natal. A orquestra de flautas do projeto apresentou canções populares a exemplo de  “Love me thender”,  “Nona sinfonia de Bethoven” e “Romeu e Julieta”. Também foi montado um estande onde os agentes mirins apresentaram uma maquete direcionada a construção de medidas de saneamento básico e foram realizadas oficinas de pintura.

A projeto Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal, por meio da Semdes e da GMN, que atende 60 crianças na faixa etária de 09 a 12 anos do bairro de Cidade Nova e adjacências. Esses alunos recebem instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo do projeto é disseminar uma consciência cidadã de respeito, ética e convivência social sadia.