A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Hipertensão e Diabetes, nesta quinta-feira (13) uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Hipertensão. Pela manhã, no Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso –CEASI, na Ribeira, o grupo de idosos da Associação Natalense da Terceira Idade- ANATI fez apresentação da dança Carimbó.

Durante o dia todo, os profissionais desenvolveram trabalho de esclarecimento para a população hipertensa, com orientações sobre tipos de alimentação, verificação de pressão arterial – PA, prevenção de quedas, hidratação oral, teste de glicose e vacinação da gripe comum.

Para a gerente do Distrito Leste, a comemoração é importante para sensibilizar os usuários da SMS sobre o controle da hipertensão. “A prevenção é o melhor remédio. O dia de hoje é para chamar a atenção para os cuidados, porque essa doença às vezes passar despercebida”, afirmou Elizama Batista.

A integrante do grupo de idosos, Tânia Moura, 62, achou importante participar da mobilização e também da apresentação de dança. “Participo do grupo de dança e me divirto bastante e essa atividade ajuda a controlar minha hipertensão. Me sinto bem melhor”, disse Tânia.

De acordo com o médico cardiologista Laurence Nóbrega, a hipertensão é uma doença que às vezes é silenciosa e é importante o paciente procurar uma orientação médica para saber sobre a doença e se cuidar.

“Hoje é um dia de esclarecimento, de chamar a atenção para os cuidados que são tomar a medicação, fazer atividade física, ter o controle do peso, evitar bebidas alcoólicas e fumo. Com esses cuidados o paciente evitar ter um infarto ou derrame por exemplo”, destacou o cardiologista Laurence. As festividades se encerraram após a apresentação da peça teatral sobre o estatuto do Idoso.