A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) participou nessa quarta-feira (28), do seminário promovido pelo Programa Justiça Presente que abordou a Proteção Social nas Audiências de Custódia em relação a Política sobre Drogas.

O evento, realizado no auditório da Corregedoria de Justiça, localizado na Praça André de Albuquerque, no bairro de Cidade Alta, em Natal, contou com a participação da titular da Semdes e presidente do Comitê Gestor do Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sismud), Sheila Freitas.

O foco do diálogo foi traçar estratégias de cuidados a pessoas que passam pelo sistema de justiça devido ao uso problemático de drogas. Nesse sentido, o plano dos membros da justiça é de fomentar encontros dos gestores do Sismud com juízes e funcionários do Judiciário que trabalham diretamente com a realização de audiência de custódia, com o intuito que esse público conheça a rede de atendimento de álcool e drogas gerida pela Prefeitura do Natal.

Na ocasião, foi apresentado pela secretária Executiva da Semdes, Celânsia Gomes, o Sismud, que é composto pelo Comitê Gestor, com função de propor a Política Municipal sobre drogas e definir metas, prioridades e ações do respectivo Plano Municipal.

Dentro da rede ainda contam o Conselho Municipal de Políticas Pública sobre Drogas (Comud), que se trata do órgão de fiscalização e acompanhamento de caráter consultivo e deliberativo; e o Fundo Municipal sobre Drogas (Fumud), que tem a responsabilidade de captar e gerenciar os recursos a serem destinados ao funcionamento das ações do Sismud.

O encontro trabalhou o público alvo dos grupos de pesquisa das universidades, voluntários da Pastoral Carcerária, trabalhadores e gestores municipais da rede intersetorial com atuação na temática das drogas de Natal e da Secretaria Estadual de Direitos Humanos.

Participaram do seminário o juiz Corregedor, Fábio Ataíde, a supervisora de Proteção Social do Conselho Nacional de Justiça, Helena Rodrigues, o promotor de Justiça Manoel Onofre Neto, além de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Políticas para as Mulheres, Cultura, Esporte, Assistência Social e Habitação.

...