“Encantada com cada trabalho e com as produções das crianças. As apresentações culturais foram lindas, transbordando o nosso coração de alegria, afirmou Maria do Socorro Soares da Silva, mãe de Edson Lucas da Silva Soares, de quatro anos, do Nível III, durante a VII Mostra Cultural, do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, na manhã do sábado, 30 de novembro.

A Mostra com o tema “A leitura em nossas mãos: O mundo em forma de letras”, contou com a presença das 274 crianças, do Berçário II e Níveis I ao IV, dos pais, familiares e a comunidade escolar. Além da participação especial da escritora Salizete Freire Soares, que realizou durante a programação contação de histórias com as crianças.

A diretora pedagógica Wilza Flávia de Lima Cruz ressalta que o CMEI homenageou a escritora de literatura infantil Salizete Freire. “Este ano, as nossas crianças fizeram trabalhos lindos, baseados nas obras de Salizete”. Para a gestora, a história infantil tem o dom de transportar a criança para o mundo imaginário, abrilhantando a infância de cada um. “Estamos felizes porque os familiares apreciaram a Mostra. É importante que eles estejam sempre presentes na vida dos filhos, fazendo a diferença”, concluiu Wilza Cruz.

Foram expostos nas salas de aulas os trabalhos das crianças, inspirados nas obras de Salizete: “Bicho pra que te quero”, “A luz no céu e ela na terra”, “Mundo pra que te quero”, “Tudo vira outra história” e “Vida pra que te quero”. Cada turma também realizou sua apresentação cultural.

O evento contou com a parceria da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar (Rope), por meio dos projetos de música e grafite, que têm como objetivo levar cultura e arte para a comunidade do Leningrado. O guarda municipal Leduar José da Silva, coordenador do Projeto Plantando Atitude/Música, disse que o programa visa à prevenção e o combate à violência, tirando os jovens da ociosidade, revelando novos talentos e inserindo-os no mundo da arte, através da música, dança e do grafite. A Banda Rope se apresentou durante a VII Mostra.

A diretora administrativa do CMEI Arnaldo Arsênio, Liane Meire da Silva, ressalta que a unidade, em parceria com o trabalho da Guarda Municipal, por meio do Rope, e outros parceiros, abriu as portas da unidade de ensino para abraçar algumas necessidades da comunidade do Leningrado. “O CMEI está de mãos dadas com a população da região. Abraçamos alguns jovens que estavam vivendo de maneira ociosa”. Ela conta que os alunos do projeto já realizaram a pintura do muro da escola com grafite.