A atenção infantil foi destaque na Mostra do Cuidado à Saúde da Criança, que aconteceu na última sexta-feira (29/11) e contou com a apresentação de 41 trabalhos, desenvolvidos nas unidades de saúdes do município. 

 

 

O evento aconteceu no auditório do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e finalizou as atividades desenvolvidas no curso de aperfeiçoamento das redes de atenção à criança no sistema público de saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a universidade.

 

 

A turma foi formada por profissionais que atuam na atenção básica, e que desenvolveram ações sobre o conteúdo ministrado em sala de aula em suas respectivas unidades.

 

Com cerca de 14 encontros presenciais e intervenções desenvolvidas nas unidades de saúde, o curso, que se iniciou em agosto, contabilizou um total de 180 horas e teve como objetivo trabalhar com esses profissionais a questão da saúde da criança e a mortalidade infantil e materna, baseadas nos eixos da política nacional de saúde da criança, reforçando a importância com o cuidado dos pequenos.

 

 

 "A intenção é intensificar a visita puerperal, aquela que acontece logo após o nascimento da criança,  e ter um olhar bem definido com relação ao bebê de risco, que é aquele que sai do método canguru, ou seja, prematuro, e  tem a possibilidade de morbidade bem maior. Então é necessário que a gente tenha um olhar especial com eles”, comenta Isabel Lima, chefe do núcleo da criança e aleitamento materno do departamento de atenção básica, sobre a importância do conteúdo desenvolvido.

 

 

A apresentação dos trabalhos contou com mais de 80 espectadores, dentre eles profissionais da área da saúde e servidores da atenção primária.