A Coordenação do projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana/GMN) se reuniu nessa quinta-feira (04), com o novo gestor do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Pablo Felipe de Medeiros, onde foi apresentado as diretrizes pedagógicas implantadas no projeto Amana, que tem como sede a área do Parque.

Os coordenadores, Marconi Lucas e Elias Cordeiro trataram dos espaços do Parque que são utilizados nas atividades de instruções direcionadas as 80 crianças atendidas pela ação securitária preventiva gerida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operada pela Guarda Municipal. “Falamos também de projetos na área ambiental e de assistência social que poderão ser desenvolvidos dentro do Amana e da própria unidade de conservação”, contou o coordenador Elias Cordeiro.

Na oportunidade, os participantes da reunião visitaram o Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que foi outorgada ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte com reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). No local são desenvolvidas algumas atividades de educação ambiental do projeto Amana.

“O título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica tem validade de quatro anos e pode ser renovado caso a instituição cumpra as regras estabelecidas pelo Conselho de continuar trabalhando para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento científico sustentável. E a Guarda vem contribuindo com essa importante missão”, comentou o coordenador.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.