A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) participou na manhã desta quarta-feira (24) de operação no bairro do Alecrim, juntamente com as forças de segurança pública do Município e Estado, com o intuito de cumprir o decreto conjunto assinado pela Prefeitura de Natal e Governo do Estado que amplia medidas restritivas para conter o avanço da covid-19. 

A operação intensificou a fiscalização ao comércio de lojas e ambulantes considerados não essenciais pelo decreto. Apesar ter registrado autuações e notificações de estabelecimentos, a operação que ainda estava em andamento, foi considerada tranquila pelo chefe de Fiscalização da Semsur, Carlos Falcão. “As equipes realizaram o fechamento de vários estabelecimentos considerados não essenciais, mas ao lado disso realizamos todo um trabalho de conscientização dos comerciantes, especialmente ambulantes para fazer valer o novo decreto”, disse Falcão. 

As operações estão divididas por quatro regiões de Natal com foco no setor econômico não essencial, além de eventos que ocasionem aglomeração, assim como  quiosques, bares, restaurantes e outros serviços que estiverem sendo oferecidos fora do que está estabelecido no decreto. “Os trabalhadores que estiverem infringindo alguma lei serão alertados e, caso haja reincidência, serão multados conforme a legislação”, explica Carlos Falcão.

Participaram da ação, as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Serviços Urbanos (Semsur), assim como Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Procon Natal, além da Polícia Civil e Militar.