A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem realizando ações de conscientização junto à população de Natal no intuito de combater as violações às normas legais de prevenção ao contágio pela Covid-19. Foram distribuídas pelo Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal mais de três mil máscaras de proteção na área do comércio popular do bairro Alecrim nesta semana.

Os guardas municipais do Gapa/GMN abordaram as pessoas que circulavam pelo comércio, informando sobre as medidas de higiene básicas para se proteger de possível contaminação, sobre a necessidade de uso regular do álcool em gel a 70%, a necessidade de evitar aglomerações, manter o distanciamento social e uso regular de máscaras de proteção como medidas para conter o avanço das contaminações pelo coronavírus em Natal.

As máscaras de proteção foram distribuídas principalmente para aquelas pessoas que ainda estavam circulando sem o uso da proteção. “Desde o início da pandemia que a Secretaria de Segurança de Natal vem atuando nas duas frentes de combate ao coronavírus, a da fiscalização e combate aos desrespeitos aos decretos municipais, e a da prevenção, distribuindo máscaras, conversando e informando a sociedade como atuar para se proteger e zelar pela sua segurança”, informou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

A medida é mais um reforço empreendido pela Guarda Municipal do Natal buscando ampliar as ações de fortalecimento das normas e protocolos sanitários determinadas nos decretos da Prefeitura da capital. As denúncias de desrespeito aos decretos de combate à Covid-19 podem ser feitas pelo telefone do canal 24h do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) no 190 ou no 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil).