O processo de imunização dos integrantes da Guarda Municipal do Natal contra o novo coronavírus avança nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) quando estão sendo vacinados novos guardas, alcançando 20% da tropa imunizada com a primeira dose da vacina. A meta da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) é imunizar todos os integrantes da GMN, cerca de 420 guardas municipais.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que essa é a terceira lista com o nome dos integrantes da corporação que é enviada ao Comando da Polícia Militar para vacinação. “Essa lista segue critérios definidos pelo Ministério da Saúde e estamos seguindo rigorosamente. Aproveitamos e pedimos que, se porventura algum guarda municipal já tenha sido vacinado por idade ou outra situação qualquer nos informe para que seu nome não seja colocado na lista, dando a vez a outro guarda”, solicitou.

Os guardas estão sendo imunizados, acompanhando as demais forças de segurança pública, no ponto de vacinação montado na quadra de esportes do Comando Geral da Polícia Militar do RN, situada na Avenida Rodrigues Alves, bairro do Tirol, em Natal. O horário de aplicação das vacinas será nesta quinta (22) das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, e na sexta-feira (23), das 8h às 12h.

Os critérios utilizados pelo Comando da GMN na vacinação dos guardas seguem rigorosamente o que preconiza as regras nacionais referentes a grupos prioritários. Nesse caso, a sequência de agentes que serão imunizados são aqueles que estão em escala de serviço operacional de enfrentamento à Covid-19, na faixa etária dos mais idosos e os guardas com comorbidades.

Em números absolutos, as três primeiras fases da vacina imunizaram até o momento 79 guardas municipais de um total de cerca de 420 integrantes. O número ainda é pequeno, mas deve avançar com a chegada de novos lotes de imunizantes.