O Kit de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar já foi entregue em 110 das 146 unidades da Rede Municipal de Educação, além de nove escolas filantrópicas conveniadas com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Ao final da distribuição serão 387.413 mil quilos de gêneros alimentícios originários da agricultura familiar, beneficiando 59.602 estudantes na capital potiguar. A distribuição continua na próxima semana.

 
Estão recebendo o kit da agricultura familiar os alunos matriculados no ano letivo de 2020, ocorrendo no formato não presencial. O kit é composto por 1kg de batata doce, 2kg de banana, 2kg de abacaxi e 1kg de polpa de frutas de sabores variados.  O investimento na aquisição dos produtos foi na ordem de R$1.630.114,70 com recursos de origem Federal. Foram credenciadas para o fornecimento dos produtos as cooperativas Coopafama, Guancoop, Assoprove, AFCC e APBMAG.

 
A gestora pedagógica Maria de Fátima Xavier Penha, do CMEI Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo comentou a logística organizada para entrega dos produtos.  “Realizamos todos os protocolos de higienização dos kits, além de álcool na porta e o distanciamento nas filas. Foram feitos cards para divulgar no grupo do WhatApp com os horários separados por turmas”, destacando que aproveitaram a oportunidade para entregaram atividades para as crianças no formato não presencial. Foram entregues 328 kits nesta unidade de ensino.

 
“A entrega desse kit verde vai nos ajudar muito, pois as coisas andam um pouco difíceis. Eu estava bastante ansiosa por essa entrega”, disse Kalyne Andreza Galdino de Souza, mãe de João Lucas Galdino do Nascimento, matriculado no CMEI Professora Maria de Fátima Araújo.

 
A gestora administrativa do CMEI Professora Stella Lopes, Ana Paula de Carvalho Bezerra, explicou o processo de distribuição realizado no CMEI. “Organizamos a distribuição dos kits e também material pedagógico aos pais para levarem aos filhos em casa”.

 
De acordo com a chefe do Setor de Alimentação Escolar, Milena Fabrini Paiva, “a SME está dando todo o apoio na logística da entrega e as nutricionistas estão visitando as escolas para garantir a segurança dos alimentos, a forma de condicionamento e as necessidades de cada unidade de ensino”, pontuou.