O processo de imunização do efetivo da Guarda Municipal do Natal (GMN) contra o novo coronavírus vem avançando e alcança aproximadamente 30% da tropa. Até o momento 122 guardas municipais receberam pelo menos uma dose da vacina. A meta é alcançar todos os 420 integrantes que compõem a força de segurança do município de Natal.

Ainda nesta semana, é esperado que mais uma parcela da corporação receba o imunizante, para isso a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e o Comando da GMN aguardam a chegada de mais doses destinadas às forças de segurança pública, sendo em seguida separadas as doses de acordo com o percentual de cada instituição apta a receber a vacina.

A vacinação da corporação é importante, pois a GMN vem atuando desde o início da pandemia na linha de frente de combate à Covid-19 em Natal. Os guardas são responsáveis por ações efetivas de fiscalização dos decretos de prevenção ao novo coronavírus, agindo em bares, restaurantes, áreas de show, praias e em todos os estabelecimentos comerciais que são fiscalizados nas quatro zonas administrativas da capital.

Outro fator importante empregado pela força da instituição é a segurança dos pontos de vacinação destinados à população dentro do município. Nesses locais, a Guarda realiza não somente a segurança da área, mas também age organizando filas, informando e contribuindo com as equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. “A Guarda está sempre presente, dando o apoio e agindo de acordo com as suas prerrogativas. É uma instituição que se mantém na linha de frente combatendo à Covid-19 e protegendo a sociedade”, comentou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

A sequência de vacinação do efetivo segue os critérios que preconizam as regras nacionais referentes a grupos prioritários. Nesse caso, a sequência de agentes que estão tendo prioridade são aqueles que estão em escala de serviço operacional de enfrentamento à Covid-19, na faixa etária dos mais idosos e os guardas com comorbidades.