Dando continuidade ao processo de formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Natal, durante toda esta segunda-feira (10), os professores de Educação Física participaram da formação online com o tema “Ferramentas do Google (Drive e Forms): contribuições para as aulas de Educação Física”, conduzida pela professora Dianne Sena, assessora pedagógica do Departamento Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a assessora pedagógica, a formação teve como objetivo apresentar as ferramentas do Google Drive com a perspectiva de contribuir com aulas de Educação Física. A professora apresentou o passo a passo das configurações e formas básicas para criar os formulários e as pastas para arquivar os conteúdos das aulas.

“O Google Drive é uma plataforma de armazenamento em nuvem, ele vai para um servidor central, que é da empresa Google e esse servidor armazena todas as nossas informações. A partir do momento que se tem uma conta, tem um espaço nesse servidor de forma gratuita com 15 gigabytes para guardar dados”, explicou Sena.

Durante o encontro virtual, a professora também explicou sobre o Forms (formulário), que é um dos aplicativos disponíveis no Google Drive e serve para fazer formulários, atividades, avaliações e testes. O sistema serve para trabalhar o formulário de forma online ou off-line. “O formulário é um questionário que pode se criar um inquérito ou uma avaliação com imagem, vídeo, com várias utilizações como para servir a uma inscrição de evento da escola ou obter os contatos dos alunos e familiares”, exemplificou.

A assessora pedagógica da SME ressaltou que com o formulário pronto, o professor pode aceitar respostas, gerar uma planilha com resultados, inserir filtros e criar outras funcionalidades. “É interessante o filtro, justamente para o professor saber quando o aluno respondeu o formulário, a data e o que ele respondeu, ou quem foi o aluno que acertou uma resposta ou não”, finalizou Sena.