Agentes do Grupamento de Ação Ambiental e da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (GMN) realizaram na noite dessa segunda-feira (17), uma operação de orientação aos feirantes da feira livre do Igapó, na zona Norte da capital. A ação conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) teve o objetivo de reforçar as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.

De acordo com informações repassadas pelo coordenador do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Isaac Cruz, os guardas municipais e fiscais trabalharam focando as regras de distanciamento entre uma banca e outra da feira, que estava sendo montada naquele momento. “Nossa missão foi alertar para a distância entre bancas seguindo às normas do decreto municipal. Agimos de maneira preventiva para que no momento que feira estiver acontecendo tudo esteja de acordo e ninguém venha a ser advertido por prática incorreta”, comentou.

A ação conjunta deve seguir durante a semana focando nas feiras e com atenção para irregularidades como a falta de uso de máscaras por feirantes, espaçamento entre as bancas menor do que o determinado pelo decreto, falta de produtos de higienização disponibilizados por feirantes, falta de distanciamento, entre outras irregularidades.

Caso sejam identificadas condutas em desacordo, os feirantes serão notificados pela fiscalização para se adequar imediatamente às normas legais estabelecidas pelo decreto municipal de prevenção ao coronavírus, sob pena de, até mesmo, serem impossibilitados de comercializar seus produtos, em caso de reincidência grave. A Guarda Municipal do Natal (GMN) age cotidianamente dando apoio, segurança e garantindo o cumprimento da legislação da cidade concedendo suporte as equipes de fiscalização das diversas secretarias da capital.