A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), divulgou nesta quinta-feira (20) o Relatório de Ocorrências atendidas pelo Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (Gapa/GMN) no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril). O documento produzido pela Coordenação do Gapa aponta para um aumento total de 85,88% de registro de ocorrências atendidas quando comparado com o mesmo período do ano de 2020.

Em números absolutos, os guardas municipais lotados no Gapa/GMN foram acionados 158 vezes para atender situações diversas de ocorrências, que na sua imensa maioria estavam localizadas na área foco de atuação do Grupamento, compreendendo os bairros Alecrim, Cidade Alta e Ribeira. Já em 2020, os registros mostram 85 situações em que os integrantes do Gapa foram chamados.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, comentou que o trabalho da Guarda Municipal dentro da capital vem se tornando cada vez mais presente a exemplo das ampliações de patrulhamentos, atuações integradas a outros órgãos de segurança pública, apoio às fiscalizações municipais, além de uma presença cada vez mais forte contribuindo com a segurança do natalense. “A partir do momento em que a Guarda expande sua atuação de caráter preventivo conseguimos atender melhor o cidadão e contribuir na segurança da cidade”, disse.

Já o comandante da GMN, Alberfran Grilo, enfatizou que desde que a Prefeitura criou a Base Regional da Guarda na Praça Gentil Ferreira no Alecrim a área do comércio popular passou a ter maior suporte de segurança. “Hoje essa base abriga o Gapa e a partir dela pudemos ampliar nossa presença preventivamente e atender mais e melhor as situações de ocorrências nessa região”, explicou.

Entre os registros de ocorrências catalogados pela Coordenação do Gapa/GMN estão enumerados situações de furto, roubo, prisões, apoio ao Serviço Móvel de Urgência (Samu), missões de fiscalização, recuperação de veículos roubados, arrombamentos, vandalismo, entre outras.