Os professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram durante toda esta quinta-feira (27) da formação on-line da disciplina com o tema “Geoplano em contextos de sala de aula”. A oficina de conhecimentos matemáticos foi conduzida pelos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Francisco Neto Lima de Souza e Julia Victoria Toledo Benavides, sendo dividida em duas partes: “Estudando Matemática por meio de malhas quadriculadas” e “A probabilidade geométrica”.

 

A oficina contou com a participação de mais de 60 professores e teve como objetivo discutir sobre o uso de materiais manipuláveis na sala de aula, abordar possibilidades de trabalho com geoplanos nas aulas de Matemática, estudar o Teorema de Pick a partir de uma experiência investigativa com geoplano e utilizar a ferramenta como instrumento alternativo para trabalhar conceitos de probabilidades e suas propriedades.

 

Para o professor da UFRN, Francisco de Souza, os materiais manipulativos da ferramenta do Geoplano propiciam um ambiente favorável à aprendizagem, pois desperta a curiosidade das crianças e aproveita seu potencial lúdico, contribui com a descoberta das relações matemáticas submetidos em cada material, além de possibilitar o desenvolvimento da percepção dos alunos por meio das interações realizadas com os colegas e com o professor. “O geoplano, é criado com o fim de trabalhar geometria, porque se percebe no plano uma forma mais interativa e menos mecânica do aluno entrar em contato com esse conteúdo, despertando, reformulando um ambiente para construção de conceitos matemáticos”, explicou Francisco.

 

Já a professora Julia Benavides falou que o uso do geoplano como material didático nas aulas de geometria, ajuda a desenvolver a percepção visual de formas geométricas planas e a comparar, ampliar e reduzir formas e figuras, fazer uso de nomenclatura adequada aos formatos trabalhados como perímetros, lados e vértices. A professora indicou para as aulas remotas um geoplano disponível na internet. “Outra opção é usar o geoplano digital. Existe um link disponível na internet gratuito e livre para poder acessar. Esse geoplano digital é simples, mas também tem outras formas para poder trabalhar com imagens diferentes através de uma tabela de figuras, cores, tamanhos, linhas e outras escolhas gráficas”, sugeriu Benavides.