Os concursos de arquitetura para elaboração de projetos e restauro de obras públicas e instituições culturais são comuns no Brasil e no mundo. Alguns prédios famosos são  resultado dessa modalidade de seleção, caso do emblemático Edifício do IAB em São Paulo, o Santuário de Fátima em Portugal e a Pirâmide do Louvre, na França. Para unir forças na melhoria de uma instituição de mais de 80 anos, será lançado em Natal o Concurso de Projeto de Arquitetura de Interiores para a restauração do salão térreo da sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, numa parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN (CAU), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RN), a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) e a Prefeitura de Natal (PMN).

O concurso terá premiação para os três melhores projetos arquitetônicos de restauro do salão térreo da sede localizada na Rua Mipibu, nº 443, Petrópolis. O 1º lugar receberá o prêmio no valor de R $10 mil, o 2º lugar R $5 mil e o 3º lugar receberá R $2.500,00. O arquiteto que ganhar o primeiro lugar deverá ser contratado para executar a obra, recebendo para isso o valor de R $32 mil.

O concurso será executado pelo CAU e lançado nos próximos 45 dias em plataforma on-line. Segundo o Jefferson  Souza,  presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o formato é uma alternativa à modalidade tradicional de licitação por menor preço, pois além do processo de transparência e lisura, existe o item de notório saber que dialoga com o interesse coletivo e o aspecto estético exigido em um projeto em prédio histórico.

Inicialmente, o projeto inclui melhoria acústica, climatização, ambientação do salão térreo, acessibilidade, banheiros, para tornar o espaço multiuso para ações de educação e cultura em Natal. O valor total do concurso e da execução da obra é de aproximadamente R $200 mil.

Segundo o Presidente da ANRL, o advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima, a Academia de Letras é uma instituição que tem a simpatia do norte-rio-grandense e sempre dialogou com os setores público e privado no sentido de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado. “Temos esse prédio central que pode ser melhor utilizado pela população. Essa obra é necessária e urgente, pois a Academia precisa deixar esse legado para a educação e cultura. Estou no tempo de plantar coentro”, refletiu o intelectual.

O prefeito Álvaro Dias reforçou o interesse da Prefeitura de Natal em incentivar ações que incluam a literatura no cotidiano dos jovens. “As academias são espaços de saber e conhecimento, hoje em dia o público quer ter acesso a elas para participar de encontros com escritores favoritos e poder consultar um acervo construído pelos próprios imortais. É parte da filosofia de nossa gestão, tornar os lugares atrativos para as pessoas. Queremos estar ao lado dos nossos autores”, comentou.

De acordo com o gestor da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), Dácio Galvão, a Prefeitura de Natal fomentará o projeto para viabilizar a premiação do concurso e as ativações culturais do espaço. “Realizamos recentemente o Dia Nacional do Choro em parceria com a Academia e vimos o potencial do espaço. É uma instituição importante para intermediar o encontro de grandes pensadores com estudantes e o público em geral. Essa reforma vai permitir a promoção de uma agenda cultural mais pulsante, com a aproximação de acadêmicos da ABL e de outras academias por meio virtual ou presencial, além de saraus, conferências, festivais, apresentações lítero-musicais, teatrais, audiovisuais”, ressaltou o secretário.

História da ANRL

A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras foi fundada em 14 de novembro de 1936. Tendo à frente Luís da Câmara Cascudo, a instituição cultural realizou sua primeira sessão no dia 14 de novembro numa das salas do Instituto de Música do RN. Naquela ocasião elegeu-se a diretoria, cabendo a presidência ao poeta e escritor Henrique Castriciano. Com a reforma estatutária, de 1948, aumentou o número de acadêmicos para 30, e mais tarde, em 1957, para 40. A sede própria da ANRL está situada à Rua Mipibu, nº 443, Natal e conta com biblioteca e auditórios. Dentre a sua programação cultural destaca-se a “Academia para Jovens”, e também publica a Revista da ANRL, com um conteúdo literário e educativo sobre literatura local.