Foram encerradas na manhã desta sexta-feira (28), as inscrições para o Minicurso "Revisitando o Patrimônio Cultural de Natal: perspectivas para o uso em sala de aula", que integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Natal 2021. A informação é da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável pela capacitação. Ao todo foram disponibilizadas 30 vagas.

Segundo o historiador do Setor de Educação Ambiental (SEA/Semurb), Luciano Capistrano, que vai ministrar a aula, as inscrições iriam até às 23h59 de hoje, mas devido à alta procura e preenchimento total das vagas tiveram que ser suspensas mais cedo. 

A capacitação é destinada a educadores das redes pública e privada de ensino e  será no dia 4 de junho, em sala virtual na modalidade EAD, das 9h às 12h. Os inscritos receberão o link de acesso do minicurso por e-mail e certificado de participação na semana seguinte ao minicurso. 

"Ficamos muito gratos pela procura pela capacitação por professores de várias áreas do conhecimento além da Historia e Geografia. Sobretudo, dos pedagogos que atuam na séries iniciais do 1º ao 5º ano do ensino fundamental", disse Capistrano. 

A ementa do minicurso aborda o uso e apropriação do espaço urbano de Natal ao longo do tempo, a partir do Patrimônio Cultural de natureza material, imaterial e natural. Com uma imersão no cenário urbano, compreendendo este processo como construção individual e coletiva de identidades. Além de pensar o uso das inovações científicas no desenvolvimento de ações de preservação do Patrimônio Cultural de Natal.

"O objetivo é promover reflexões sobre a Educação Patrimonial, entendida como instrumento importante para a preservação da identidade cultural acumulada ao longo do tempo. Além de compreender o espaço da cidade como 'cenário' de aprendizagem a ser explorado em sala de aula", explica o historiador.