Dando prosseguimento à programação da Semana do Meio Ambiente de Natal 2021 (Sema), acontecem nesta terça-feira, 1º de junho, dois eventos importantes para debater a temática deste ano. Às 19h30, a palestra “Mudanças climáticas e a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento sustentável” e um pouco mais cedo, às 16h30, a mesa redonda “Ações para gestão do verde em Natal: estratégias intersetoriais”. Os eventos virtuais serão transmitidos ao vivo pelo canal do youtube da Prefeitura do Natal (youtube.com/natalprefeitura).

A palestra traz o coordenador do Fórum Clima Salvador (BA), Virgílio Teixeira Machado e a professora adjunta do departamento de Políticas Públicas e do programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em ambiente e sociedade pela Unicamp, Zoraide Pessoa. E vai explanar sobre as mudanças climáticas nas capitais nordestinas com ênfase nas áreas verdes, e em seguida abrir para os debate entre os participantes e perguntas do público.

Teixeira é ambientalista, graduado em Comunicação Social pela Metodista de Piracicaba e mestrando em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua para dar visibilidade às questões climáticas do Nordeste com foco especial para a conservação e restauração das áreas naturais.

Já Zoraide é pesquisadora e desenvolve trabalhos com foco em questões socioambientais contemporâneas, de sustentabilidade, políticas públicas, planejamento regional, governança ambiental e mudanças climáticas. Para mediar o evento estarão os técnicos da secetaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Gustavo Soares, que é biólogo e tecnólogo ambiental e Flávia Janine de Oliveira, tecnóloga ambiental e mestre em engenharia sanitária.

Mais cedo, às 16h30, também no canal do youtube  acontece uma mesa redonda com a participação dos técnicos da Prefeitura com temas importantes projetos como o Planta Natal e Natal Mais Verde. E ainda, assuntos como manejo arbóreo, limpeza urbana, gestão de resíduos, hortos municipais e áreas verdes.

Participam do evento a secretária executiva da Prefeitura do Natal e Planta Natal , Danielle Mafra, o secretário adjunto de operações da secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), Josenildo Barbosa, a diretora de paisagismo da Semsur, Renata Larissa de Araújo, a coordenadora do projeto Natal Mais Verde, Shirley Moreira, a gerente de meio ambiente e educação ambiental da Urbana, Ana Patrícia Sousa e Silva e o biólogo e tecnólogo ambiental do departamento de conservação e recuperação ambiental da Semurb, Gustavo Soares.

PROGRAMAÇÃO

Com o tema Inovar para preservar: ciência e tecnologia a favor do meio ambiente, a programação vai trazer webinário, palestra, mesas redondas, biodicas, podcasts, tutoriais e vídeos nas redes sociais como parte da agenda de atividades, que acontecem até o dia 5 de junho. Coordenada pela Semurb, a programação mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta.

Ainda programação, no dia 02/06 está o lançamento virtual do Anuário Natal, às 10h, também no youtube. A importante publicação editada pela Semurb traz um compêndio de diagnósticos e dados sobre a cidade, constituindo um importante instrumento de conhecimento e planejamento estratégico de políticas urbanas e ambientais. “Esta é uma ferramenta da qual a Prefeitura de Natal vem fazendo uso desde o ano de 2003, quando se constituiu o primeiro Anuário Natal. É concebido de forma a permitir uma leitura completa da realidade do Município”, explica o secretário da pasta, Thiago Mesquita.

Já a noite, às 19h30, acontece o webinário “Ciência e tecnologia a favor do meio ambiente”, que vai debater o tema da Semana do Meio Ambiente Natal no canal do youtube da prefeitura. Para o evento on-line foram convidados o coordenador do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN) e do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Jean Tavares. E o professor do departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, Cláudio Moisés.

A mediação será do titular da Semurb, Thiago Mesquita é graduado em Ecologia e mestre em Bioecologia Aquática também pela UFRN e em Tecnologia em Meio Ambiente pelo IFRN. Confira a programação completa em nossas redes sociais.

Acesse a programação completa clicando aqui.