Secretários de turismo de 37 cidades e 22 estados brasileiros se reúnem até esta quarta-feira para discutir novas oportunidades e estratégias para o setor frente ao atual momento. O encontro ocorre em Brasília desde o último domingo, no 1º Fórum das Capitais da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur).

Durante o evento, o secretário municipal de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, e o secretário de turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, assinaram um Termo de Cooperação Técnica entre as duas cidades. Com isso, está em processo de criação o roteiro “Rota do Sol”, onde estão contemplados os destinos  Natal - Fortaleza, onde contempla Pipa (RN) e Canoa Quebrada(Ceará)  e também Fortaleza - São Luís, com opção de Jericoacoara (Ceará) e Tutóia (Maranhão).

"Essa parceria significa uma tendência que o Departamento de Inteligência do Ministério do Turismo já havia identificado, onde o turismo de aventura, de sol e mar e de proximidade será beneficiado em um curto prazo, o que, consequentemente, contempla Natal e outros destinos”, pontuou Fernando Fernandes.

Na segunda-feira (31), a programação começou com uma reunião e participaram o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Bob Santos, com o presidente da Anseditur,  Ângelo Sanches, e com a secretária de estado do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. Neste mesmo dia, o encerramento se deu com uma visita técnica na Catedral, no Mirante da Torre de TV e na Fonte Luminosa.

Na terça-feira (01), aconteceu a exposição da parceria com a Organização Mundial do Turismo, Ítalo Mendes, e uma reunião com o presidente da Embratur, Carlos Brito, e o presidente da Anseditur. Além disso, foi feita a apresentação do corpo técnico da Embratur.

Para esta quarta-feira (02), último dia da programação, são esperados o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, e o deputado Bibo Nunes, da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

O evento tem como parceiros o Ministério do Turismo; Embratur; Tribunal de Contas da União; Senado Federal; Câmara dos Deputados; Confederação Nacional de Municípios e Secretaria de Turismo do Estado do Distrito Federal.