Nesta segunda-feira (31), a equipe do Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogas - APTAD - realizou uma palestra alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco. A palestra foi realizada no Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ - Sul), no bairro de Nova Descoberta.


“Recebemos o convite de fazer essa ação em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado nesta segunda-feira, e é muito importante falar sobre esse tema, principalmente no período que estamos vivendo com essa pandemia causada pelo novo Coronavírus”, informa Josefa Gonçalves de Oliveira, nutricionista especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e membro da APTAD.


Para Rhilma Nunes, diretora do APTAD, o tabagismo leva a várias doenças do trato respiratório, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a pneumonia, enfisema, dentre outras, além das doenças cardiovasculares. “É importante esse alerta para as pessoas que fumam e também como forma de prevenção, haja visto que a COVID - 19 ataca os pulmões, dificultando a respiração.” - finaliza a diretora.


O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar as pessoas sobre as possíveis doenças relacionadas ao tabagismo e as mortes que podem ser evitadas. Além disso, o fumo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e por outros tipos de tumores.