Dando continuidade às ações da Semana de Combate ao Trabalho Infantil, os núcleos de Santarém e da Marinha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, irão realizar amanhã (18) e domingo (20) caminhadas, blitz e ações sócio-educativas com informação pela luta, combate e prevenção ao trabalho infantil.

Mais de 70 crianças e adolescentes integrantes do PETI de Santarém sairão em caminhada, às 8h, da Avenida Itapetinga – uma das principais avenidas da Zona Norte de Natal – em direção ao Centro Cultural da Zona Norte (Antiga Penitenciária João Chaves), onde realizarão uma blitz com distribuição de panfletos e cartilhas informativas para conscientizar a população sobre os prejuízos e como fazer para combater o trabalho ilegal de crianças e adolescentes.

Já no domingo será a vez dos beneficiados pelo PETI da Marinha, que irão ao Mercado e à Feira do bairro das Quintas, na Rua São Geraldo, das 8h30 às 11h30, para participar de uma ação sócio-educativa com o tema “Informar para Erradicar”, em que haverá divulgação e sensibilização em prol da erradicação do trabalho infantil nas feiras livres. Os adolescentes realizarão apresentação de capoeira, rap e exposição de faixas e cartazes.

O programa é pioneiro no combate ao trabalho infantil

O dia 12 de junho foi instituído como o “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”. O Brasil é o primeiro país no mundo a adotar um Programa com vistas à Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, existente desde 1996. O principal objetivo do programa é retirar crianças e adolescentes de 7 a 16 anos de idade do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante, oferecendo-lhes repasse financeiro e atividades sócio-educativas e de convivência que possibilita à criança/adolescente uma realidade sem trabalho infantil e com uma perspectiva de futuro diferente, através de aulas de reforço escolar, aula de artes, teatro e música, por exemplo. “As crianças precisam brincar e estudar. As etapas precisam ser vividas”, afirma Luciana Custódio, Coordenadora do PETI/Natal.

O PETI em Natal atende mais de 1500 crianças e adolescentes nas regiões Oeste, Leste e Norte, através de 10 Núcleos de Ação Social, sendo 4 deles no sistema de parcerias com instituições não-governamentais.