O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) com o intuito de melhorar o processo e práticas dos serviços prestados à população do Município de Natal, segue até 23 deste mês, no período da manhã e tarde, um ciclo de treinamento sobre um novo larvicida que irá substituir o atual que está sendo utilizado no município. A capacitação é destinada a mais de 300 agentes de endemias que atuam no combate às arboviroses para melhor atender a população do Município de Natal e tem como objetivo de reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, Albopictus e Culex quinquefasciatus. 

 
O larvicida Natular DT, que será utilizado em breve pelos agentes de endemias  que atuam nas arboviroses de Natal, é um produto para controle de larvas dos principais mosquitos que têm ação associada às arboviroses. O produto é aprovado pelo WHOPES – WHO Pesticide Evaluation Schem, uma instituição de avaliação de pesticidas da Organização Mundial de Saúde. O larvicida tem formato de pastilha que possui duas camadas: uma camada efervescente para ação imediata e outra de liberação lenta para ação residual de até 60 dias.

 
De acordo com a chefe do CCZ Natal, Vaneska Gadelha, em questão de saúde pública e ambiental, o larvicida Natular oferece inúmeros benefícios por se tratar de um produto de origem natural. “É a primeira família de larvicida de base biológica, não oferece prejuízo à saúde pública, tem baixa toxicidade para os organismos não alvo, além de ser o único que trata a água potável”.

 
A nova tecnologia do larvicida, além de ser mais eficaz, acaba tornando o produto mais seguro durante a manipulação dos agentes devido a sua ação ser exclusivamente voltada para os mosquitos. Outra vantagem desse novo composto em relação ao anterior, é sua característica orgânica, de forma a não agredir o meio ambiente, animais ou ambiente doméstico onde será implantado.