A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (05) a formação sobre os recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Recurso do Orçamento Municipal (ROM), para os diretores administrativos e financeiros das unidades de ensino. A capacitação aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e teve como objetivo auxiliar os novos gestores sobre o planejamento, execução e a prestação de contas dos recursos.

Os recursos são enviados anualmente para todas as escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) para garantir a manutenção e atender as necessidades pedagógicas de cada unidade de ensino. O ROM se trata de um recurso provido pelo município, com o objetivo de garantir a manutenção e funcionamento da escola. Já o PDDE se caracteriza como um recurso financeiro federal, voltado para as questões pedagógicas dos alunos. O valor dos recursos é correspondente ao número de matrículas das instituições de ensino.

“Essa reunião tem como objetivo dialogar com os novos gestores sobre os recursos que eles recebem. Com essas orientações, queremos conversar com os diretores sobre a utilização e os caminhos que podem ser seguidos”, comentou a diretora do Departamento de Gestão Escolar, Wanessa Cristina Maranhão.

Participando do encontro presencial, a diretora administrativa do CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, Dumara Alves Pereira, contou sobre como ocorre a atuação do recurso no CMEI. “Usamos os recursos para a manutenção da escola, para serviços, compra de material e outras necessidades que temos. Fazemos de forma compartilhada, reunindo o conselho escolar e dialogando com cada segmento o que é prioridade e o que podemos adquirir com esses valores”, explicou a gestora.

Quem também comentou sobre a utilização dos recursos foi o diretor administrativo da Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira, Marconi Sérgio Dantas. “A reunião administrativa foi de extrema importância, pois são recursos voltados para atender as demandas da escola e cobrir as necessidades dos alunos. Fazemos o dimensionamento do que é pertinente e aplicamos de forma eficiente no que é preciso para garantir a manutenção da escola”, relatou Marconi Dantas.