Com o objetivo de discutir questões sociais e ambientais por meio de atividades lúdicas e proporcionar aulas com ênfase no processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte (IFRN), a Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima promoveu no sábado letivo (22), o projeto “Meio ambiente, eis a questão...”. Na ocasião, mais de 300 estudantes se inscreveram nas atividades propostas para o dia.

A programação do sábado contou com a participação de várias atividades, como a exibição do clássico filme sobre aviação, Top Gun – Ases Indomáveis, jogos matemáticos, aulões de Língua Portuguesa e Matemática para o IFRN, exposições de maquetes e fotografias com foco no ambiente e em questões pertinentes à Ciência e Geografia, abrangendo diferentes áreas do conhecimento no processo de idealização dos projetos.

A professora de Ciências, Arkeley Xênia Souza Silva, comentou sobre como foi a construção da oficina no sábado letivo e o que pretende que seja alcançado nas questões estudadas pelos alunos. “Essa oficina é a culminância de um grande projeto que desenvolvemos ao decorrer do ano letivo, abordando as questões de sustentabilidade e responsabilidade social. Nossa escola tem uma área onde temos a condição de fazer plantações e criar essa identidade de preservação. Pensando nisso, idealizamos com os estudantes realizar um tour pela escola, registrando as plantas e depois passar essas fotografias para uma exposição. Assim, queremos reforçar que o aluno faz parte do ambiente e o ambiente faz parte dele”, disse.

Participando do projeto da professora Arkeley Silva, Álvaro da Costa Almeida, estudante matriculado no 8° ano, tem 14 anos e fotografou várias partes do ambiente ecológico ao redor da escola e contou sobre como se sente ao participar da oficina e das questões que ela aborda. “Eu amo tirar fotos, é muito bom ver os detalhes de uma foto, então gostei bastante de criar essas fotografias para o projeto. Comecei a registrar a natureza em casa mesmo, tirando fotos do meu gato. Com essas fotos, eu decidi mostrar os detalhes das flores, realçando as belezas que elas possuem e destacando a importância de sua preservação”.

Construindo uma montagem da atmosfera do planeta Terra, Alex Vinícius Cavalcante Rocha, tem 12 anos e é aluno matriculado no 6° ano da unidade de ensino. O estudante explicou sobre o que mais gostou em projetar a maquete e fez comentários sobre a realização do sábado letivo. “Muito bom e legal fazer esse trabalho. Ficou muito bonito e deu para ver também outros trabalhos dos meus colegas que também ficaram bem interessantes. Minha mãe e meu irmão me ajudaram a fazer e eu pessoalmente gosto de fazer esses projetos e estudar a história das artes”, explicou Alex Rocha.

Gestora administrativa da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, Vera Lúcia Nascimento da Silva, relatou que a realização do sábado letivo foi uma idealização pensada pelos professores e gestão para reforçar temáticas e conteúdos já trabalhados em sala de aula, com uma ótica lúdica, visando engajar o estudante nas discussões propostas. “A ideia era que fossem atividades diferentes, que eles participassem e que vivenciassem essas oficinas, absorvendo os conteúdos de forma divertida. Várias disciplinas estão envolvidas e esperamos que ao participar desse momento, eles consigam repensar esse cuidado com a natureza e a responsabilidade que eles têm socialmente com a sustentabilidade”, finalizou a diretora.