Retomando as atividades após um período de dois anos sem realização do evento devido a pandemia do vírus COVID-19, foi aberto oficialmente na tarde deste sábado (03), os XXXIV Jogos Escolares Municipais (JEMS). A solenidade aconteceu na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi presidida pelo secretário adjunto de Gestão Escolar, Paulo Victor Cavalcante Barra, que destacou os valores pedagógicos e os valores que o esporte possuem no desenvolvimento dos estudantes.

“É um ato de extrema importância para a nossa rede de ensino, pois sabemos que o esporte e a educação são dois grandes vetores de desenvolvimento social. Temos a consciência que esse pode ser o melhor caminho para os jovens. Grandes atletas como o caso da medalhista olímpica Magnólia Figueiredo, surgiram da nossa rede. O ato dos jogos escolares é um evento que pode trazer aos atletas novas perspectivas e eles terem o conhecimento de que eles podem crescer e ter uma história como a de Magnólia. Os jogos proporcionam esse espírito de competição e de busca pelos objetivos”, relatou.

Reforçando a importância da realização de um evento como esse, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, comentou da importância da realização da disputa desportiva. “Cerca de 1.000 atletas distribuídos em 17 modalidades, de 39 escolas da rede municipal participando. Essa junção é extremamente bem-vinda, uma vez que, contribui para o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos envolvidos. O momento do JEMS é a culminância dessa colaboração e a participação dos alunos é fundamental para exercitar esse espírito benéfico e valioso que a competição saudável possui”.

Quem também reafirmou a relevância de promover os jogos municipais foi a assessora pedagógica da SME-Natal e medalhista olímpica Magnólia Figueiredo. “Algumas pessoas esperam que sempre vão vencer e aí essa palavra vencer possui várias interpretações e eu enquanto coordenadora espero que eles vençam nessa oportunidade de vivenciarem situações e confraternizações que os jogos oferecem. Aqui estamos disponibilizando instalações adequadas e o suporte necessário para que eles conheçam diferentes modalidades e possam usufruir do espírito da competição e que eles sempre se esforcem para serem melhores, levando isso para outros campos da vida. Se trata de uma grande lição envolvida em uma atividade social e dinâmica”, disse.

Atuando como professor de educação física e técnico esportivo dos atletas da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Severino dos Santos comentou sobre o valor que os JEMS possuem. “Um evento desse é importantíssimo. Desde o momento em que estávamos vindo para cá, a alegria deles era imensa. Todos os 40 alunos da E. M. Professor Amadeu Araújo ficaram muito felizes em participar desse momento de abertura na UFRN. O esporte consegue mostrar para a criança que na vida você ganha e você perde. É o nosso papel como professor é orientar eles sobre os valores da competição legal”, destacou.

Depois da abertura oficial, atletas das Escolas Municipais Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, Professor Amadeu Araújo e Professora Josefa Botelho participaram nas 12 categorias da modalidade de atletismo infantil e juvenil.

Atleta da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Gabriel Souza Silva conquistou o 1º lugar no salto em distância e o 2º no revezamento. Aos 15 anos, o adolescente falou sobre a vida esportiva e as pretensões que tem para o futuro. “Eu gosto de competir, é uma coisa que entrou na minha vida e me trouxe várias oportunidades. Hoje sonho muito alto, tenho o objetivo de participar das olimpíadas e competir na modalidade de salto em distância. Pratico o esporte desde 2019, quando entrei na escola. Além de proporcionar experiências incríveis, o esporte é capaz de mudar vidas, através dele eu comecei a me dedicar em muitas coisas. A prática não é só aqui, ela é lá fora, respeitando os outros. Ele toca o coração de quem realmente ama o que está fazendo” comentou. Também medalhista pela Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Gabriel Nogueira da Silva, tem 14 anos, e conquistou o 1º lugar no salto em altura. “Participar de um momento como esse é muito importante. Comecei a competir esse ano e é muito gratificante competir na modalidade que mais chamou minha atenção”.