A Secretaria Municipal de Saúde de Natal abre o dia “D” Mundial de Luta contra as Hepatites Virais nesta quarta 28 de julho, às 9 horas na Faculdade Natalence para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN que fica na Avenida Hermes da Fonseca, 789, Tirol.

A SMS estará no dia “D” disponibilizando a vacinação da hepatite viral B durante o dia todo, nas unidades de saúde e nos postos volantes dos Shoppings Midway Mall e Cidade Jardim, Supermercados Carrefour e Nordestão da Zona Norte.

O dia D será de vacinação contra a hepatite B para pessoas menores de 20 anos e ampliação para grupos prioritários como caminhoneiros, manicures, pedicures, podólogos, portadores de doenças sexualmente transmissíveis, lésbicas, bissexuais, trangêneros e gestantes.

Poderão ser vacinadas vítimas de abuso sexual; de acidentes com material biológico positivo ou suspeita de infecção hepatite viral B - HVB; comunicadores sexuais do HVB; profissionais de saúde; hemopatias crônicas e portadores da hepatite C; doadores de sangue; transplantados e doadores de órgãos sólidos ou medula óssea; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos.

A vacinação será também para portadores de nefropatias crônicas, dialisados, síndrome nefrótica; convívio domiciliar com portadores VHB; asplenia antômica ou funcional e doenças relacionadas; fibrose cística; doenças autoimune; imunodeprimidos; usuários de drogas injetáveis, inaladas ou pipadas; pessoas reclusas( presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores e forças armadas, policiais civis, militares e rodoviários; profissionais envolvidos em operação de resgate.

A aplicação da vacinação é feita em três doses, a segunda com trinta dias e a terceira com 6 meses após a primeira dose. A SMS estará disponibilizando a vacinação da hepatite viral B nas unidades de saúde após o dia “D”.

Hepatite B

A hepatite viral B é transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal. Pode ocorrer pela relação sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de objetos contaminados, como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, equipamentos de manicures e podólogos, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens.

Também há risco de infecção quando usuários de drogas usam instrumentos comuns – tanto no caso das injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), como das inaláveis (cocaína) e das pipadas (crack).

A transmissão também pode ocorrer da mãe infectada para o bebê. Acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança, são fatores de exposição à infecção pela hepatite B.