Até o próximo mês de outubro Natal irá ganhar um Centro Integrado de Assistência Social e Trabalho, onde funcionará a sede do Cadastro Único/Bolsa Família, e também o Sine Municipal. Os programas são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas e as instalações funcionarão em um prédio no bairro das Quintas, na Avenida Bernardo Vieira, 570. É a primeira vez que o município do Natal investe na integração de duas áreas tão importantes para o desenvolvimento social dos cidadãos de baixa renda, e em situação de desemprego.

Agora, quem for realizar a inclusão ou recadastramento no Bolsa Família/Cadastro Único poderá também efetuar seu cadastro no Sine Municipal através do mesmo atendimento. “A idéia é que seja um banco de dados comum para os dois programas. Na hora em que o usuário for realizar a sua inclusão no Cadastro Único/Bolsa Família, por exemplo, também poderá ser inserido no sistema do Sine Municipal, podendo inclusive colocar seu currículo para o serviço de intermediação de mão de obra, e já sair de lá com uma vaga de emprego”, afirma o Secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Outro serviço que também será oferecido para os cidadãos é o da qualificação profissional. “Na hora em que a pessoa chega para se inscrever no Bolsa Família, ela terá também a oportunidade de ampliar seus horizontes e perspectivas de crescimento se inscrevendo ainda em algumas das dezenas de áreas disponibilizadas através dos nossos cursos de qualificação profissional”, esclarece o gestor da Semtas.

Em novembro de 2009, uma equipe da Semtas, que incluia o atual secretário, Alcedo Borges, e chefe do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB, Lisanda Brito, realizou uma visita técnica à cidade de Osasco, São Paulo, e pode conhecer uma experiência similar de sistema integrado do Bolsa Família com o Trabalho. Em agosto deste ano, o secretário adjunto do trabalho da Semtas, Pedro Costa, acompanhado da assessora jurídica da secretaria, Eliane Guedes, realizarão uma nova visita para firmar termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Osasco para a implementação do novo Centro Integrado que será inaugurado em Natal.

“O que vimos em Osasco garante uma grande repercussão por lá, porque facilita a potencialização das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social com foco na geração de emprego e renda”, garante a coordenadora do DPSB.

Os investimentos para o novo prédio são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS em parceria com a Prefeitura do Natal. O MDS irá investir R$ 400 mil para compra de material permanente, isso inclui móveis e equipamentos, e também irá pagar os profissionais da “Assistência Social” que atuarão no atendimento, o que corresponde a mais R$ 60 mil por mês. Na contra partida da Prefeitura está incluído R$ 6.250 por mês para manter a estrutura do prédio (entre gastos como aluguel, água, luz, telefone, internet); e pagamento dos profissionais da área do “Trabalho”, no valor de R$ 50 mil por mês.

O prédio será mais um avanço para o Programa Bolsa Família e para o Cadastro Único, que hoje funcionam na sede da Semtas. “O prédio será a sede de toda a estrutura administrativa do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único como arquivo, coordenação, digitação, atendimento e serviço social e demais serviços funcionarão neste prédio”, afirma Raquel de Farias, Coordenadora do Programa Bolsa Família.

O trabalho e os investimentos irá garantir também o aumento no número de atendimentos. “Como passaremos de oito para onze guichês, estamos esperando subir de 350 atendimentos diários para mais de 500. A nossa meta é aumentar a estrutura para melhorar a qualidade de atendimento do nosso programa, dando agilidade e otimizando os trabalhos. Queremos também oferecer cada vez mais comodidade e conforto ao usuário. Esse prédio é uma grande conquista para Natal”, afirma a Coordenadora do Programa Bolsa Família.

Raquel de Faria ressalta ainda a instalação do serviço 0800. “No novo prédio teremos uma central de atendimento com três atendentes para realização de agendamentos. O número só será divulgado quando o prédio for inaugurado”, afirma a Coordenadora. O novo prédio estará aberto ao público até outubro deste ano.