Chama atenção de quem visita a XII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco), no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a programação diversificada da Rádio Jovem Marco.

Durante todo o evento, um grupo de 20 alunos matriculados na rede municipal de ensino - anteriormente capacitados em um treinamento no Laboratório de Comunicação da UFRN – garante o funcionamento de uma rádio experimental. Um deles é Jefferson Linhares, de 15 anos, aluno da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino. Exercendo a função de locutor, ele divide o espaço com os colegas Jefferson Silva (16), Hugo Rodrigues (15), e Ana Luísa (15). Outros alunos também estão escalados como produtores, redatores e repórteres.

“Está sendo uma experiência única e que vai marcar minha vida como pessoa e até mesmo no meu futuro profissional”, destaca o estudante que pretende cursar Comunicação Social. Jefferson Linhares já atua como locutor na rádio experimental existente na escola em que é matriculado.

Quem também se disse encantada com a experiência é a estudante Ana Luísa. Repórter da rádio, ela percorre os corredores da Marco, Cientec e SBPC entrevistando pessoas e anunciando as novidades do evento. “Eu estou achando tudo muito interessante. É uma experiência muito boa. Acredito que vou fazer vestibular para Comunicação Social”, revela à adolescente. No final da tarde de hoje, um dos entrevistados de Ana Luísa, foi o monitor da SBPC Cultural, Pablo Guimarães Azevedo. Ele destacou a importância da rádio para divulgar há todo momento, a programação que acontece durante a SBPC.

De acordo com o professor Gleydson José Bento, esse é o segundo ano, que a Secretaria Municipal de Educação, oportuniza para os alunos da rede municipal de ensino, o funcionamento da Rádio Jovem Marco. Ele explica que todos os alunos foram capacitados durante quatro dias pelos professores do Laboratório de Comunicação da UFRN, recebendo noções de edição, locução, reportagem e produção. “É um resultado muito positivo. A nossa proposta é ampliar a participação dos alunos na próxima edição”, destacando que a rádio experimental também é um incentivo para que as escolas da rede municipal de ensino instalem suas rádios e assim possam difundir conhecimento e cultura na comunidade escolar.