A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na noite da quarta-feira (03), o primeiro Seminário de Alfabetização do ano letivo 2023, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A palestra da formação foi ministrada pela professora doutora Edneide da Conceição Bezerra, titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, que conversou sobre “Alfabetização em foco: a gestão do trabalho pedagógico e a tecitura da leitura e da escrita”. O encontro reuniu 250 professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino.

O seminário é parte integrante do Núcleo de Alfabetização Com Todas as Letras, do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental (SAPEF) e do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), e tem como objetivo, melhorar a alfabetização das crianças com ações que atuam no sentido de aprimorar os ensinamentos práticos para professores alfabetizadores da Rede Municipal de Educação.

Na abertura do evento, a diretora do DEF, Noélia Barbosa, chamou atenção à importância da atuação dos alfabetizadores nas escolas. “Os professores são importantes atores da Rede Municipal de Educação, e fundamentais na condução do aprendizado de nossas crianças, onde tudo começa no processo de educação. Quero parabenizar o Núcleo de Alfabetização que acredita e faz a diferença e que realiza essa formação com muito zelo”, ressaltou.

Na palestra, a professora Edneide da Conceição, explicou que a organização do trabalho pedagógico para alfabetização envolve as diferentes formas de planejamento, organização da sala, até o fechamento da aula e o planejamento que é um orientador da ação docente. “Se eu quero que minhas crianças aprendam é no horário de sala de aula, pensando atividades, na hora que elas chegam às rodas didáticas, conversando, pegando o nome, mostrando a letra, fazendo a linha de letra, contando números e pensando sobre a matemática. Não tem outra forma, copiando do quadro não ensina ninguém a nada e fora da escola ninguém copia do quadro”, alertou.

A professora Edneide da Conceição destacou ainda que é necessário planejar ações efetivas para combater os baixos índices em alfabetização, como recompor as aprendizagens dos estudantes que é fundamental para que toda a trajetória escolar não seja prejudicada e destacou ainda que ler e escrever é o que abre a porta para que o estudante possa compreender todas as outras disciplinas. “Não tem como o estudante se alfabetizar com professor que não planejou a atividade escolar”.

A professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Adriana Pereira Silva Galdino, da Escola Municipal Professora Laura Saraiva Maia, comentou que a palestra serve como um momento de aprendizagem e que contribui para a troca de conhecimentos. “Vejo como de grande importância esse seminário de leitura para o nosso trabalho, porque pensar em alfabetização é sempre muito válido e ainda mais quando tem pessoas que já vem com uma grande bagagem de conhecimentos, com uma contribuição para dividir conosco que estamos na base que é a sala de aula”, concluiu.