Uma tarde de muita arte, cultura e entretenimento vivenciaram os estudantes, professores e funcionários da Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira, que assistiram a apresentação do musical "Aqui é o Meu Lugar", com realização do coletivo artístico Komboio Potiguar, com produção da Cores que Tocam e patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. A programação aconteceu nesta terça-feira (13), no pátio da escola, situada em Nossa Senhora da Apresentação, para uma plateia de mais de 360 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta quarta-feira (14), vai acontecer duas apresentações na Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão.

Genuinamente potiguar, o musical tem trilha sonora assinada pela dupla Khrystal e Sérgio Groove. Com traços épicos-narrativos, a obra convida o natalense a reconhecer o seu lugar, o seu habitat natural, seus problemas e conflitos, mas também riquezas, poesias urbanas e evoluções.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira, Edilza Câmara de Araújo, relatou a importância de trazer esse incentivo da arte e da cultura para dentro da escola. "Tivemos o privilégio de receber o Komboio Potiguar na nossa unidade de ensino, que apresentou um trabalho lindo, por meio do teatro musical, possibilitando aos nossos estudantes o acesso a essa linguagem artística. O musical fala sobre a cidade do Natal, então ele só vai reforçar a aprendizagem dos estudantes, pois já estamos trabalhando em sala de aula assuntos do nosso Rio Grande do Norte", disse.

Quem estava bastante concentrada assistindo ao espetáculo era a estudante do 4º ano, Alice Vitória da Silva, de 10 anos. "Estou gostando muito do musical. Os artistas são engraçados. Gostei do ônibus, da bicicleta e de tudo. Foi muito legal", enquanto o colega da Turma do Se Liga, Pedro Henrique da Rocha, de 11 anos, também elogiou o musical. "Gostei muito da apresentação de teatro, dos artistas e das músicas. Gostei deles terem vindo para a minha escola. Está sendo uma tarde bem divertida", complementou o estudante.

Sobre o Musical

"Aqui é o Meu Lugar" evoca as quatro zonas da capital, fazendo pensar sobre o senso de pertencimento e identidade territorial. O espetáculo se passa no tempo de um dia, percorrendo os quatro cantos da cidade, da zona norte à zona oeste, da zona leste à zona sul, convidando o público a viajar junto com os quatro irmãos “por acidente” – Carlão do 30,  Ceiça das Muambas, Filhote do Diabo e Rita de Cássia – em diversos meios de transporte. Ou seja, a peça acontece em trânsito, o tempo inteiro.

O cenário é formado por um grande ônibus-ponte, fazendo referência ao meio de transporte que mais agrega os diferentes tipos de pessoas que vivem na cidade e também a um dos símbolos mais marcantes da nossa história – a ponte velha de Igapó. Dele, saem os outros veículos que levam os personagens no decorrer da trama – uma bicicleta de entregas, um carro de aplicativo, um foguete e um trem. Feito com estruturas móveis e maleáveis, eles se desmembraram do ônibus e entram em cena para ajudar a contar a história.