A fiscalização ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) deu continuidade na tarde da última terça-feira (27), às ações de combate ao descarte incorreto de efluentes no bairro do Planalto, zona oeste da cidade. Ao todo foram realizados 15 tamponamentos e 52 notificações distribuídas nas ruas São Silvestre, Mirassol, Monte Rei e Travessa Pirineus. A ação ainda não foi finalizada e deverá continuar nos próximos dias.

De acordo com o supervisor de fiscalização ambiental de Água e Solo da Semurb, (Spaso), Gustavo Szilagyi, o objetivo da operação foi atender as denúncias de água servida nas ruas do bairro. Foram três ruas e uma travessa vistoriadas onde ocorrem esse descarte irregular de efluentes. Nas últimas semanas foram notificados cerca de 52 moradores, para resolver o problema no prazo de 15 dias. “Voltamos ao local após o prazo e quem não se adequou teve a tubulação tamponada. Nesse primeiro momento foram realizados 15 tamponamentos”, informa ele.

A água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras, que não deve ser lançada na via pública. O tamponamento é a vedação do cano que lança esse efluente para via pública.

Ainda segundo o supervisor, há um projeto de rotatória a ser construída na região próxima e o descarte de efluentes, além de prejudicar a saúde e o bem-estar dos moradores, implicaria na conclusão da obra.

Nos termos da lei municipal nº 4.100/1992 descartar água servida na rua caracteriza infração ambiental. Além disso, acarreta danos à saúde da população e ao bom funcionamento da cidade. Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de maneira anônima.