Uma manhã para atualizar a caderneta de vacina para os professores e servidores que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME). Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram disponibilizadas doses vacinais dos imunizantes Meningocócica C, Varicela, Bivalente e Influenza.

O "Dia D de Vacinação" trouxe consigo uma iniciativa vital: a atualização do caderno vacinal daqueles que estavam em atraso. A iniciativa visa uma abordagem não apenas de garantir a imunização contra diversas doenças, mas também assegurar que o histórico vacinal de todos esteja atualizado.

O atendimento aconteceu das 9h às 12h desta quinta-feira (19). Ao final da ação a equipe de profissionais da SMS-Natal contabilizou a aplicação de 286 doses, sendo 107 da Meningogócica C, 78 da Varicela, 42 Bivalente e 59 da Influenza.

Aguardando na fila para ser imunizado, o professor Leonard da Silva Góes destacou a importância da iniciativa. “A participação maciça dos profissionais da educação evidencia a conscientização coletiva sobre a importância da prevenção e a promoção de ambientes seguros”, pontuou Góes.

Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, a vacinação de hoje é entendida como ação importante para promover a saúde coletiva e alcançar a cobertura vacinal na cidade de Natal. “A parceria da SMS e SME tem sido exitosa tanto com os profissionais  e com os estudantes. Esperamos dar continuidade à ação de atualização da vacinação nos próximos dias e promover a cultura de proteção”, destacou Capistrano.

Os esforços conjuntos das secretarias refletem o comprometimento da Prefeitura do Natal em proporcionar condições ideais para o desenvolvimento e aprendizado, assegurando que tanto educadores quanto alunos possam desfrutar de um ambiente educacional saudável.

“Realizamos essa ação hoje com a intenção de proteger todos os nossos profissionais da rede de educação, pois é muito importante manter a vacinação em dia e evitar a circulação de vírus no município, principalmente para os setores que lidam diariamente com fluxo de pessoas, como o serviço público”, comentou a secretária adjunta da SMS-Natal, Rayanne Araújo.

“Esta iniciativa não apenas responde a uma demanda urgente, mas também ressalta o papel fundamental que as instituições municipais desempenham na promoção da saúde pública”, destacou a diretora do Departamento de Gestão Escolar, Wanessa Cristina Maranhão de Freitas Rodrigues, que aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacina.