O Seminário Final de Lançamento do “Projeto Agroecologia na Cidade” está com inscrições abertas. O evento vai debater sobre o fomento à produção de alimentos saudáveis em Natal e divulgar o mapeamento de experiências agroecológicas na capital. E acontece na próxima terça-feira (24), 13h às 17h, no auditório do IFRN Natal Campus Central. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/K3Gy6HcaBTaFKLY78

O mapeamento executado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC) contabilizou um total de 113 experiências agroecológicas cadastradas no Município. E foi possível graças à celebração do Termo de Colaboração 01/2022, assinado entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com recursos de emenda parlamentar destinada pela vereadora Brisa Bracchi (PT), ao Fundo Único do Meio Ambiente do Município de Natal (Funam).

A iniciativa também contou com apoio do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição da UFRN, com o uso de plataforma crowdsource disponível no site: PlatformClient.

A programação do seminário contará com apresentação dos resultados do mapeamento das experiências agroecológicas de Natal, a exibição do documentário “Conhecendo as experiências agroecológicas em Natal/RN” e uma mesa de debates com o tema “Contribuições da agroecologia e da agricultura urbana para a sustentabilidade na cidade”.

Na mesa de abertura , representando a Prefeitura do Natal, estará o secretário titular da Semurb, Thiago Mesquita. Ao seu lado também estarão Pedro Ferreira, representante da Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC) e a vereadora de Natal, Brisa Bracchi (PT).

E ainda, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Natal (STR), Edilma Cirilo, o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Márcio Mello, a Professora. Dra. Michelle Jacob, do Departamento de Nutrição da UFRN e o Coordenador Executivo do FONSANPOTMA-RN, Baba Claudio de Oxalá.

Já para a mesa de Debates a participação é da professora Dra. Michelle Jacob, Ernani Jardim, da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/RN) e Adriana Fraga, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Seminário em Natal encerra as atividades do “Projeto Agroecologia na Cidade” com uma ampla divulgação dos resultados. Além de uma feira solidária de produtos agroecológicos, com o apoio do projeto Kitanda Feiras, Café Jaçanã, Frutos Vale Verde, Casa de Apoio Pocinho de Jacó e MST.

SERVIÇO:

Seminário Final do projeto “Agroecologia na Cidade”
Quando: Terça, 24 de outubro de 2023
Local: IFRN - Natal Central (Av. Salgado Filho 1559, Tirol)
Evento aberto e gratuito.