A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio da Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), sediou a Oficina Regional de Vigilância Sanitária para os representantes da 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, que compreende os municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. A capacitação teve como foco o Gerenciamento do Risco Sanitário nos Territórios dos Municípios.

A ação teve como objetivo discutir e promover a melhoria das gestões e planejamento das ações sanitárias dos membros do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), e contou com apoio da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (SUVISA/RN) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RN).

“A intenção é reunir as vigilâncias desses municípios para realizar uma discussão e harmonizar os nossos olhares sobre os objetos e tentar humanizar os procedimentos diários. É uma troca de experiências muito importante para quem faz parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, importante para que esses profissionais estejam atentos aos riscos e estejam capacitados”, comenta José Antônio de Moura, chefe do Setor da Vigilância Sanitária de Natal que participou do evento.

O dia contou com palestras sobre avanços e perspectivas do gerenciamento de risco em vigilância sanitária para cada território, e instrumentos de gestão e análise de situação de risco, além de atividades práticas, com simulação de casos que podem ser encontrados no dia a dia da vigilância de cada município.