Em continuidade às ações que visam proporcionar uma alimentação mais digna às famílias que enfrentam a vulnerabilidade social e risco alimentar no município, a Prefeitura do Natal, entregou nesta segunda-feira (18), cerca de 30 toneladas de alimentos as 29 instituições socioassistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas). Os alimentos doados foram arrecadados durante a realização da Superliga de Vôlei, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte (SEL) e por meio da parceria com a Clap Entretenimento LTDA, que faz parte do grupo Dial Natal, através do projeto ingresso solidário realizado durante o Carnatal e o Samba Brasil Natal, em que o ingresso foi adquirido pela metade do valor mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Durante a solenidade de entrega realizada na Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade da Esperança, Zona Oeste da cidade, o prefeito Álvaro Dias, acompanhado da primeira dama, Amanda Dias, ressaltou a importância de políticas públicas que garantam a inclusão social fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

“É com muita satisfação que hoje estamos repassando cerca de 30 toneladas de alimentos às instituições filantrópicas e municipais que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Alimentos estes arrecadados através do nosso programa Banco de Alimentos com o apoio de diversas empresas parceiras, visando contribuir para que mais pessoas e famílias tenham acesso a uma alimentação digna, saudável, garantindo continuamente a inclusão social no município de Natal”, disse o prefeito que, na ocasião, entregou o prêmio “Parceiro do Programa Banco de Alimentos” ao empresário da Clap, Felinto Filho, ao representante do Vôlei Natal, Fagner Gesteira e à secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), Jódia Melo.

O apoio técnico e o financiamento de serviços destinados ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade em Natal é de suma importância porque promove o desenvolvimento de atividades físicas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania nas quatro regiões da capital, como explica a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

“A rede de Assistência Social do município de Natal é constituída por um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestados diretamente ao cidadão ou por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos. Essas parcerias, como a da Clap, da SEL, são fundamentais porque ampliam a quantidade de pessoas e famílias beneficiadas com os nossos serviços socioassistenciais”, ressalta a titular da Semtas.

Dados do Departamento de Segurança Alimentar (DSA) da Semtas revelam que, atualmente, são beneficiadas cerca de cinco mil pessoas mensalmente com o programa Banco de Alimentos da Prefeitura do Natal. Entre as instituições beneficiadas estão: Lar da Vovozinha, Legião da Boa Vontade (LBV), Lar Fabiano de Cristo, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Rio-grandense Pró-Idoso - ARPI,  Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos, Centro Educacional Dom Bosco e Casa de Idosos Jesus Misericordioso.

“É sempre muito importante aproveitar a oportunidade de exercitar a solidariedade e o senso de responsabilidade em uma ação como essa. Que sirva como motivação para que outras pessoas também possam despertar a solidariedade pelo próximo não só no Natal, mas em todos os meses do ano”, ressaltou um dos sócios da Clap, Felinto Filho.

A Semtas aproveita para lembrar aos interessados em participar do programa Banco de Alimentos que devem entrar em contato no telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (whats), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na Rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.