Com a intenção de alertar sobre os sinais e sintomas que podem suspeitar de Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal desenvolve, durante o mês de janeiro, a campanha Janeiro Roxo em diversas unidades de saúde do município, incentivando o diagnóstico precoce e tratamento, além de contribuir na redução do preconceito e estigma ligados à doença.

 

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, causando alterações na sensibilidade e na força muscular. “A bactéria pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva eliminadas pela fala, tosse ou espirro de pessoas sem tratamento, mas somente após contato próximo e prolongado uma pessoa pode desenvolver a doença. É importante ressaltar que a doença não é transmitida por abraços ou por objetos utilizados pela pessoa infectada”, explica Kamila Pessoa, responsável técnica pelo núcleo de Hanseníase e Tuberculose do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS Natal.

 

Para combater a Hanseníase, é importante ficar atento a sinais que podem denunciar a doença, como reforça Kamila: “Se notar, em você ou em alguém próximo, manchas ou áreas na pele com alteração de sensibilidade térmica, como ao calor e frio, com sensibilidade à dor ou ao tato, nódulos pelo corpo; diminuição ou ausência da força muscular nas mãos, pés ou na face, além de sensação de formigamento nos membros superiores e inferiores, pode ser um sinal da Hanseníase. Além disso, pessoas que tiveram contato próximo com alguém diagnosticado com a doença devem procurar os serviços de saúde para passar por avaliação”.

 

O tratamento para os pacientes diagnosticados com a doença está disponível de forma gratuita nas Unidades de Saúde no município e interrompe a transmissão em poucos dias de uso, promovendo a cura quando completo. “É importante que, se notar algum sintoma, procure uma unidade de saúde mais próxima da sua residência, pois a Hanseníase é uma doença que pode causar danos irreversíveis se não tratada a tempo”, finaliza a responsável técnica pelo núcleo de Hanseníase e Tuberculose.

 

Roda de conversa sobre o tema nas salas de espera; teste de sensibilidade; triagem de pacientes com lesões na pele; avaliação dos contatos e realização de teste rápido em contato; além de distribuição de panfletos para desmistificar a doença, são algumas das ações desenvolvidas pelas Unidades de Saúde de Natal durante o mês.