Visando promover um ambiente mais inclusivo e participativo para a população, a Prefeitura realizou a segunda edição do Participa Natal deste ano. Os moradores do bairro de Igapó, zona norte da capital, receberam na manhã neste sábado (3), na Escola Municipal Irmã Arcângela, serviços oferecidos de forma gratuita nas áreas de saúde, educação, lazer, estética, jurídica, assistencial, entre outras, pelas secretarias municipais, empresas e instituições parceiras.

O participa Natal contou com  apresentações culturais e a presença do prefeito Álvaro Dias que participou e visitou os estandes . “O Participa Natal é a forma democrática da Prefeitura chegar junto da população; de ouvir e saber das necessidades e demandas da comunidade. É assim que temos construído a nossa gestão ouvindo e recebendo sugestões. Mais uma vez, a população veio prestigiar esse programa tão importante. Nossa gestão valoriza o povo e prioriza o bem estar da cidade. Parabenizo os envolvidos que contribuíram para o evento acontecer e agradeço a presença da população de Igapó que participou e recebeu os serviços oferecidos pela prefeitura”, concluiu o chefe do executivo.

A ação integrada é coordenada pela Secretaria de Planejamento do município. De acordo com a secretária de Planejamento, Joanna Guerra, a integração das secretarias e dos parceiros é fundamental para a realização do Participa Natal. “É muito importante a integração de todos para concretizar esse dia tão especial para a população de Natal. A prefeitura de Natal através de suas secretarias seleciona as comunidades mais vulneráveis e oferece os serviços básicos de forma gratuita. Hoje estamos entregando mais uma edição que foi um sucesso e superou as expectativas”, disse.

Ao todo foram contabilizados mais de 4 mil atendimentos realizados aos moradores do bairro de Igapó e mais de 100 tipos de serviços foram oferecidos nas áreas de educação, lazer, saúde, assistência social, serviços urbanos e trabalho e renda.

Os moradores participaram ativamente e aprovaram as ações. Para Acássia Gomes (23 anos), moradora do Igapó, foi um dia muito importante. Acompanhada do seu filho de colo, ela elogiou as atividades e aproveitou para atualizar o seu cadastro Único. “Hoje vim com meu filho atualizar o meu cadastro para receber os benefícios. Acho que a iniciativa foi legal e parabenizo a prefeitura por ajudar a comunidade com os serviços que a população mais precisa”, comentou.

Também participaram do evento representantes do legislativo municipal, secretários municipais, servidores, lideranças e a população da região.

Ação integrada

A edição Participa Natal do bairro Igapó contou com a parceria e o apoio da Fecomércio-RN (SESC e SENAC), CAERN, CDL Natal, Centro Auditivo Telex, COSERN,  Exército Brasileiro, INSS, Instituto Mix, Menino Jesus Escola de Enfermagem, Multimais, Natal Óticas, NuBus, OAB-RN e SEBRAE-RN.

Participaram da ação as secretarias de Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.