Durante o último fim de semana, a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou rigorosas ações de vistoria nas diversas regiões da cidade visando garantir o cumprimento das normas ambientais e ordenamento urbano. As atividades resultaram em diversas notificações e apreensões, destacando a atuação incisiva dos fiscais na Operação Verão e vistorias de eventos pré-carnavalescos.

No domingo pela manhã, a equipe se deslocou para a orla da Redinha e foram encontradas algumas alterações. Cerca de quatro responsáveis por pontos estacionários foram flagrados com guarda-sóis excedentes ao número permitido. Como medida preventiva, o material excedente foi apreendido pelos fiscais e os estacionários foram autuados, que têm direito a três guarda-sóis, “reforçamos o compromisso com o ordenamento da orla e a preservação ambiental” , destacou ele.

À tarde a fiscalização se estendeu à zona Leste, onde foi investigada uma denúncia sobre um evento com estrutura e trio elétrico em desacordo com as normas. Embora não tenha sido identificada a irregularidade durante a vistoria, registros em redes sociais confirmaram a presença do trio no evento. Ao fazer isso, o responsável pelo evento pode colocar em risco os participantes do evento por não ter tirado Autorização com a previsão dessa estrutura, com base nessas evidências, que serão utilizadas como prova, vamos autuar os responsáveis pela organização, afirma Felipe.

Já no sábado pela manhã a equipe percorreu a extensa faixa de areia de Ponta Negra, mas não foi identificada qualquer irregularidade passível de autuação, todavia seis pontos de apoio foram notificados. As irregularidades estavam relacionadas à ausência de lixeiras e à presença de materiais que excedem os limites permitidos. Essas notificações visam garantir a preservação ambiental e o ordenamento adequado das atividades na orla, reforça o supervisor do plantão da fiscalização, Felipe Oliveira.

À tarde a fiscalização esteve monitorando os eventos de grande porte, ou seja com maior concentração de público, nas zonas Leste, Oeste e Sul. A maioria estava em conformidade com as normas estabelecidas, com exceção de um evento no bairro das Quintas. “Neste caso, a estrutura e o equipamento de som eram desproporcionais ao tamanho do evento e consequentemente em desacordo com a autorização. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar, lavraram um Auto de Infração com previsão de multa, a situação foi imediatamente reparada pelos produtores e o evento pode continuar”, informou Oliveira. Foram expedidos, segundo ele, 22 autorizações ambientais para eventos temporários em áreas públicas.

A Semurb reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e o ordenamento urbano, garantindo que todas as atividades na região estejam em conformidade com as normas estabelecidas. As ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas para assegurar um ambiente sustentável e organizado para todos.

Para denúncias a população pode acionar a Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou o Ciosp 190. A colaboração da população é fundamental para preservar o meio ambiente e garantir a qualidade de vida de todos.