Com a intenção de conscientizar a população sobre a importância do combate as arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, coloca na rua o bloco “Xô mosquito”, que sairá, nesta quinta-feira (8), a partir das 17h, pelas ruas da Zona Leste, convidado a população a ficar a alerta aos cuidados contra Dengue, Zika e Chikungunya.

A concentração acontece no Largo Atheneu, com o bloco seguindo até o Polo Petrópolis, na Rua Trairi. A ação vai contar com a participação dos agentes de endemias e da equipe de educação em saúde para levar informação e chamar a atenção do público para a temática, reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Estamos aproveitando esse momento de festividades de carnaval e desenvolvendo essa ação lúdica para conscientizar e chamar a atenção das pessoas a tomarem cuidado com as doenças, procurando em sua residência, pelo menos uma vez por semana, locais que possam acumular água e servir de criadouro para os mosquitos”, reforça a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Rayanne Araújo Costa.

Natal contra as arboviroses

Em Natal, foram 308 casos de arboviroses notificados até o dia 3 de fevereiro de 2024. No município, questões climáticas, como o calor em excesso com chuvas espaçadas comuns no início do ano, criam o cenário ideal para a procriação dos mosquitos.

Com a intenção de discutir ações que visem o combate às arboviroses e para atualização do Plano de Ação Municipal Emergencial para o Combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde ativou um gabinete de crise composto por representantes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ/DVS), Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE/DVS), Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Atenção Especializada (DAE), Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Setor de Assistência Laboratorial.

Nesta terça-feira (6), a Câmara Técnica da Prefeitura de Natal realizou mais uma reunião sobre o quadro epidemiológico das arboviroses. A reunião foi conduzida pelo secretário de Governo, Joham Xavier, e contou com a presença de representantes das secretarias Municipal de Governo, SMS, Secom, Semtas, Sempla, Procon, Semdes, STTU, Urbana, Funcarte, Semul, Semurb, Seharpe, Setur, SME e Seinfra.