Entre os dias 2 e 9 de março, Natal participa da Semana Nacional de Mobilização ao Combate às Arboviroses, intensificando o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como Dengue, Zika e Chikungunya no Município de Natal.

“Durante essa semana, vamos intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, incentivando que as pessoas fiquem atentas e verifiquem locais que possam acumular água, principalmente neste período em que estamos observando um aumento nas chuvas no nosso município. Cada um, fazendo sua parte, podemos evitar que a doença se alastre”, comenta o secretário municipal de saúde, George Antunes.

As atividades começam na edição de março do Projeto Participa Natal, onde a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) estará com estandes educativos, com mostra do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, além de realizando bloqueio focal no entorno do prédio em que a ação será realizada, que nesta edição acontece na Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, na Rua Manoel Caetano, 835, na Redinha, Zona Norte da cidade, das 8h às 12h30. O primeiro sábado também conta com ações de borrifação intradomiciliar nos prédios da Unidade Básica de Saúde Pajuçara e na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) Norte.

Durante a semana acontecem diversas atividades de prevenção às doenças nos cinco distritos sanitários, como caminhada de conscientização ao combate às arboviroses em seus territórios; atividades em unidades de saúde selecionadas levando em consideração densidade vetorial e número de casos prováveis detectados na região, irão receber as equipes com ações de educação com estandes montados em suas dependências, bloqueio focal no seu entorno, e a presença do grupo do teatro Xô Mosquito, conscientizando de forma lúdica o combate às doenças; entre outras atividades.

Semana Nacional de Mobilização ao Combate às Arboviroses (de 2 a 9 de março)
2 de março - Distrito Sanitário Norte I

Projeto Participa Natal, na Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, à Rua Manoel Caetano, 835, na Redinha, Zona Norte da cidade, das 8h às 12h30.

Borrifação intradomiciliar nos prédios públicos na Unidade Básica de Saúde Pajuçara e na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) Norte, das 8h às 12h30.

4 de março - Distrito Sanitário Oeste

UBS Bom Pastor, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Reunião Técnica – Planejamento e organização das ações educativas com a equipe de Educação.

6 de março - Distrito Sanitário Oeste

Policlínica Oeste e UBS Esperança, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. Estandes educativos, mostra do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, bloqueio focal no entorno do prédio e grupo do teatro Xô mosquito.

7 de março - Distrito Sanitário Leste

UBS Rocas e UBS Brasília Teimosa, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. Estandes educativos, mostra do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, bloqueio focal no entorno do prédio e grupo do teatro Xô mosquito.

8 de março - Distrito Sanitário Sul

UBS Planalto e UBS Rosângela Lima, das 8 às 12h. Estandes educativos, mostra do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, bloqueio focal no entorno do prédio e grupo do teatro Xô mosquito.

9 de março - Distrito Sanitário Norte II

Partage Day, Partage Norte Shopping, das 12h às 18h. Estandes educativos, mostra do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e grupo do teatro Xô mosquito.