O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou situação de emergência em saúde devido ao aumento no número de casos de dengue em Natal por três semanas seguintes já caracterizando uma epidemia. Publicado no Diário Oficial do Município deste sábado (2), o decreto nº 13.024 tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. Em reunião com o gabinete de crise, no salão nobre da Prefeitura, o chefe do executivo discutiu com as secretarias integradas as medidas que serão tomadas para enfrentar a dengue no município, fortalecendo a prevenção, o combate aos focos e as ações de conscientização.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que Natal registrou cerca de 700 casos de arboviroses entre janeiro e fevereiro, dos quais 90% são ocorrências de dengue. Entre os bairros com maior concentração de arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya), estão: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré, Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto. “Esse decreto é necessário porque nós constatamos mais de 700 casos de dengue em Natal, com uma tendência de aumento por três semanas seguidas, o que configura uma epidemia. Vamos estabelecer as metas, as prioridades, as formas de enfrentamento a essa epidemia de dengue que é uma doença grave e precisamos tomar todas as medidas necessárias para nos proteger e para isso precisamos contar com todo o povo de Natal”, disse o prefeito.

O perfil epidemiológico das arboviroses em Natal divulgado pela SMS revela ainda que dos 692 casos notificados, 655, ou seja 90,2% eram casos prováveis de dengue, chikungunya, 8,1% e 1,7% de Zika.

Durante a reunião, o prefeito divulgou ainda novas estratégias que serão adotadas como mutirões intersetoriais de diversas secretarias e órgãos municipais em toda a cidade, com o objetivo de identificar e remover possíveis focos do Aedes aegypti, assim como conscientizar os moradores para as ações de combate ao mosquito que devem começam também no interior das casas. “Além da força-tarefa que a Prefeitura vai realizar, é fundamental a conscientização coletiva no combate aos focos do mosquito, tendo atenção aos quintais e evitando deixar água parada. É muito importante que os moradores tenham essa responsabilidade em relação aos cuidados nos interiores dos imóveis e, principalmente, nos pátios, porque são as pequenas ações que geram grandes impactos”, acrescentou o prefeito Álvaro Dias.

Segundo o secretário da SMS, George Antunes, nos cerca de 30 mil domicílios visitados em Natal este ano, foram identificados 35 mil focos do mosquito, em depósitos que poderiam ser evitados, como garrafas e depósitos plásticos reutilizáveis.

“Este é um trabalho que deve ser feito em parceria do poder público com a população. De 70% a 75% dos focos hoje estão dentro das residências, por isso, é essencial a contribuição da comunidade. Com medidas essenciais como: manter caixas d’água, galões, toneis, poços e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com telas; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo ou entulho; calhas totalmente limpas; além de ser recomendável eliminar os pratos dos vasos de plantas”, alertou o secretário de saúde, revelando que “somente a Secretaria de Saúde recolheu mais de 17 mil pneus nas ruas entre janeiro e fevereiro deste ano”, disse Antunes.

Ações

Em outras frentes de combate, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) atua na fiscalização e notificação dos proprietários de imóveis; a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) vai intensificar a limpeza das lagoas e bueiros; a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) intensificará a limpeza e recolhimento de pneus, lixos, entulhos e outros materiais em áreas públicas; os agentes de combate às endemias da SMS atuarão na vistoria de rotina dos imóveis e na distribuição de materiais informativos. Além disso, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) continuará com campanha de mídia que reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As peças estão sendo veiculadas nas redes sociais e nos veículos oficiais da Prefeitura, trazendo informações que lembram a participação de toda a população para eliminar locais com água parada, que são onde o inseto deposita suas larvas para se reproduzir.

Vacina nas escolas

Disponibilizada pelo Ministério da Saúde, Natal recebeu mais de 18,8 mil doses da vacina contra a dengue que deve ser aplicada em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Mas, a procura tem sido muito baixa pela a população. “Cerca de 15 dias após o início da vacinação contra a dengue, realizada em mais de 10 unidades básicas de saúde e em dois shoppings da capital, apenas 4,8 mil doses foram aplicadas. Precisamos conscientizar os familiares que a dengue é uma doença grave e que pode matar. Portanto, procure os postos de vacinação disponíveis em nossa cidade e vacine seus filhos, parentes e amigos”, declara o secretário.

Na reunião ficou definido ainda que equipes da secretaria de Saúde irão levar a vacina às escolas da rede municipal já que o público alvo definido pelo ministério está na faixa etária dos alunos do ensino básico.

Atendimentos 

Com o decreto, o Plano Municipal de Contingência foi revisado e no que diz respeito ao atendimento às pessoas contaminadas pelas arboviroses, foram adotadas ações como disponibilização em todas as UBS de sais para reidratação oral; determinação de  7 UBS como referência para hidratação venosa, sendo elas Satélite, Brasília Teimosa, São João, Felipe Camarão III, Guarapes, Pajuçara e Planície das Mangueiras, e distribuição de kits contendo repelentes para mosquitos às gestantes que fazem pré-Natal nas UBS de Natal.

Em casos de urgência, ficou determinado que as gestantes devem procurar as maternidades; os adultos devem ser encaminhados às UPAS; crianças devem ser levadas às UPAS, Pronto Socorro Infantil de Brasília Teimosa e Unidade Mista de Mãe Luiza.

É importante lembrar que a população pode denunciar possíveis focos do mosquito pelo telefone da Unidade de Vigilância de Zoonoses da SMS: 3232-8235 (de segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas, das 08h às 12h).