O que antes era um local precário, abandonado e utilizado para o descarte irregular de lixo, hoje é uma área de vida abundante e principal responsável pelo sucesso do amplo processo de ampliação da massa arbórea da cidade, executado pela Prefeitura com o programa Planta Natal. O Espaço Natal Sustentável (Viveiro Municipal de Natal), localizado na rua Mermoz, nas proximidades do Viaduto do Baldo, na Cidade Alta, é uma realidade.

O equipamento está em franca atividade, contando com um acervo de aproximadamente 25 mil mudas de espécies nativas da região. O prefeito Álvaro Dias visitou o local recentemente, acompanhado da secretária municipal de Parcerias Público Privadas e coordenadora do Planta Natal, Danielle Mafra, e aprovou o que viu.

“Em quase sete meses de funcionamento, o Espaço Natal Sustentável se transformou em um equipamento muito importante para a cidade. Estamos falando de natureza viva, preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida da população. Aqui é o berçário e a casa inicial das árvores que estamos utilizando no Planta Natal, nosso programa de recuperação das áreas verdades da cidade, que já realizou o plantio de mais de 18 mil mudas em todas as regiões”, explicou o prefeito. “Quando pensamos e idealizamos esse espaço, foi para esta finalidade e estou muito feliz de observar de perto o êxito dessa iniciativa”.

Ele aproveitou a visita para acompanhar um pouco do trabalho das equipes do Viveiro Municipal e parabenizou os coordenadores e jardineiros por todo empenho, cuidado e zelo com o material. “Temos aqui um pessoal dedicado e competente. Diariamente, não medem esforços para entregar o melhor para a população. Esse trabalho precisa ser valorizado, porque repercute no presente, mas sobretudo vai fazer a diferença para as futuras gerações. Ao ampliarmos o número de árvores em Natal, contribuímos para melhora na qualidade do ar, para amenizar as temperaturas e para impactar na qualidade de vida dos cidadãos”, pontuou o prefeito.

O local abriga espécies como Oiti, Craibeira, Tamboril, Aroeira Vermelha, Ipê amarelo, Ipê branco, Ipês roxo/rosa, Pau ferro, Mororó, Sapucaia, Jatobá, Cajueiro, Sabão de Soldado, Ubaia, Pata de Vaca, Urucum, Araticum, Murici da Praia, Mangabeira, goiabeiras, Pitangueiras, cajueiros e “pés” de outras árvores frutíferas. Ao todo, cerca de 20 pessoas trabalham no Espaço Natal Sustentável.

Com o viveiro consolidado e em pleno funcionamento, a gestão municipal está planejando a abertura do local para recebimento de visitas de alunos da rede pública municipal de ensino. “Organizamos o espaço, temos um fluxo de ações já bem estabelecido e agora vamos mostrar esse trabalho para a sociedade, especialmente, para os estudantes das escolas municipais. Será um projeto de educação ambiental muito importante, reforçando a importância do respeito, proteção e defesa do Meio Ambiente”, informa a secretária Danielle Mafra.

Compensação ambiental

A coordenadora do Planta Natal, Danielle Mafra, conta que a revisão do Plano Diretor foi um grande passo para a criação do Espaço Natal Sustentável. Ela destacou que, para trazer uma nova dinâmica de planejamento e organização para o Planta Natal, a Prefeitura adotou a estratégia das compensações ambientais executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A compensação ambiental funciona da seguinte forma: antes, ao executar uma obra que tinha a necessidade de uma supressão vegetal, o contribuinte deveria fazer o plantio em outra área e ficaria obrigado a supervisioná-la por dois anos. Como existe uma dificuldade para fiscalizar essa prática, a Semurb permite agora que seja feita uma compensação financeira, e caso o cidadão opte, ele pode destinar esses recursos para o Planta Natal.

“Os materiais, ferramentas e insumos utilizados no preparo das mudas e ações de plantio são fornecidos por meio de compensações ambientais das empresas que têm os alvarás aprovados pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Essa parceria entre a gestão pública e a iniciativa privada é o caminho mais viável para que essas ações aconteçam e se perpetuem”, apontou.

População pode ter acesso a mudas nativas
Os natalenses que desejarem receber mudas nativas produzidas no Espaço Natal Sustentável podem fazer suas solicitações. Os pedidos de adoção são feitos através de um formulário disponível no site oficial do Planta Natal: www.plantanatal.com.br.

De acordo com as informações fornecidas, será possível determinar a muda mais apropriada. O interessado receberá em seu e-mail as orientações de retirada do Termo de Compromisso, o qual dará direito à retirada das mudas, a depender da disponibilidade, no Horto Municipal (Rua Cantagalo, Potengi, Zona Norte) ou no Viveiro Municipal (Rua Mermoz, Cidade Alta, Zona Leste).

Caso prefira, o postulante pode se dirigir também à sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), na Rua Princesa Isabel, 799, Cidade Alta.

Nas próximas semanas uma grande ação de recomposição arbórea será executada pela equipe do Planta Natal. Serão plantadas 112 mudas tanto no canteiro central como nas calçadas da avenida Hermes da Fonseca, um dos maiores corredores de mobilidade urbana do Município.